Flora Abe, Robson Watanabe, Maria Francisca Morita, Yoshi Kakuda e Tyeko Watanabe (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A equipe votuporanguense fez bonito no 156º Campeonato de Gateball, realizado em Caldas Novas-GO, no último sábado. O time da cidade é representado pela Ancevo (Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga).
Os representantes do município foram Flora Abe, Robson Watanabe, Maria Francisca Morita, Yoshi Kakuda e Tyeko Watanabe, que trouxeram o troféu de campeão para a cidade.
No próximo domingo (17), Votuporanga sedia o 23º Campeonato Regional Nobuo Abe, que será realizado no Clube de Campo localizado na avenida Catarina Martins Lopes, 5.219, no barro Bom Clima, a partir das 8h. “Convidamos toda a população para conhecer e também prestigiar essa modalidade que é bem interessante”, convidou a Ancevo.
O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Suzuki tinha esse jogo originalmente concebido para crianças, mas os idosos ficaram entusiasmados com a modalidade porque esse esporte pode ser praticado mesmo em idade avançada. É fácil de aprender e não exige muito fisicamente.
O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times de cinco pessoas. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordens de jogo. A bolas vermelhas são ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central).