(Foto: Reprodução internet)
Festa tradicional nos Estados Unidos, o Halloween está cada vez mais inserido na cultura do brasileiro. Comemorado em 31 de outubro, o “Dia das Bruxas” tem como marca registrada a distribuição de doces para crianças e adultos, que não deixam de participar da brincadeira. E este ano ficou mais barato comprar as guloseimas para celebrar esta data, com queda de 2,58% nos preços, de acordo com APAS (Associação Paulista de Supermercados).
“Responsável por 3 a 5% do faturamento dos supermercados, os doces, que são parte da atração do Halloween, registram queda de preço em geral, de cerca de 2,58%, no acumulado de 2017, e de 1,55% nos últimos 12 meses”, explicou Rodrigo Mariano, economista da APAS.
Ainda segundo Rodrigo Mariano, a queda mais expressiva foi no chocolate (9,13%), acompanhado do bombom (3,71%) e da goma de mascar (1,74%). Na contramão dos doces, as balas subiram 5,31%.
Além das fantasias, o símbolo que marca a festa de Halloween é a abóbora, que sempre é decorada com caras assustadoras. Este ano, o que não está de arrepiar é o preço do produto, que caiu 18,06%. Este número, se comparado ao da família de legumes, tem a terceira maior redução no ano.
Para aproveitar a data que caiu no gosto do brasileiro, a APAS sugere aos supermercadistas que façam decorações típicas nos corredores e gôndolas das lojas, a fim de atrair o consumidor, algo que já é muito comum nos Estados Unidos, que utiliza bastante o Halloween como parte do calendário especial para ações de Marketing.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.455 associados, que somam mais de 3.242 lojas.