Detran.SP e Procon-SP listam cuidados que devem ser tomados antes e depois das compras
(Foto: Reprodução)
Criado para celebrar o direito à informação e à escolha do comprador, o Dia do Consumidor hoje é tido como uma data para incentivar o consumo. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e o Procon-SP listam dicas para que o cidadão não caia numa furada e acabe comprando gato por lebre na hora de realizar o sonho do carro 0km.
1) Tome cuidado com ofertas de sites falsos nas redes sociais e desconfie de preços muito abaixo da média. Para se certificar se está negociando com um estabelecimento idôneo, acesse a lista de empresas mais reclamadas no portal do Procon, além dos sites a serem evitados (veja aqui).
2) Bote tudo na ponta do lápis: considere itens adicionais, custos fixos, manutenção – tudo que pode fazer a compra sair mais cara do que o esperado. Ter em mente o que quer também evita as compras por impulso, que podem trazer prejuízos.
3) Atenção à data de entrega e se o veículo estará disponível assim que a compra for efetivada.
4) Não feche negócio com dúvidas. Muitas concessionárias oferecem o test drive dos veículos gratuitamente. Sempre que possível, visite as lojas e confira de perto o modelo escolhido.
5) Um financiamento pode sair mais caro que o esperado. Faça as contas sem se esquecer das taxas de juros.
6) Comprou? Lembre-se: você tem 30 dias pra registrar o veículo no Detran.SP após a emissão da nota fiscal. Uma vez registrado, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) permitirá que ele seja emplacado e licenciado.
7) A contratação da assessoria de um despachante para o primeiro registro do veículo deve ser opcional. Caso algum desconto seja condicionado à contratação do serviço por parte da concessionária, o consumidor pode registrar uma queixa no Procon.
8) Antes do registro e licenciamento, o veículo novo pode transitar apenas da concessionária à unidade do Detran do município de destino, nos quinze dias consecutivos à data do carimbo de saída do veículo constante na nota fiscal que deve ser portada pelo proprietário.
9) Para dar início ao registro, basta comparecer à unidade do Detran.SP da cidade com toda a documentação para obter o número de placas e o valor das taxas, IPVA e DPVAT.
10) O Detran.SP oferece a possibilidade de escolher a combinação alfanumérica de sua preferência, mediante pagamento de taxa adicional. O cidadão pode escolher apenas letras, números ou a placa completa, desde que a combinação esteja disponível no Estado.
Para consultar o passo-a-passo completo do registro, valores e documentos necessários, basta acessar o site do Detran.SP, na aba Veículos – Veículos 0km – Registro de 0km ou clicando no link http://bit.ly/1twjXgj.