O diácono Alan Daga Miatello, que será ordenado no próximo dia 28, diz que a vizinha foi um instrumento de Deus em sua vida
O futuro vigário da Paróquia Santa Luzia de Votuporanga tem uma história de fé e conversão em sua própria vida sacerdotal (Foto: Diocese de Votuporanga)
Da redação
No próximo dia 28 de janeiro, o diácono Alan Daga Miatello será ordenado sacerdote pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Moacir Aparecido de Freitas. A celebração eucarística será realizada na Sé Catedral de Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga às 19h30. O novo padre assumirá como vigário da Paróquia Santa Luzia e como administrador da Região Pastoral Diocese São Pio de Pietralcina em 2 de fevereiro.
De família protestante, Alan se tornou católico após participar, a convite de uma vizinha, de uma missa para a abençoar o início das obras de construção da Igreja de São João Batista e São Cristóvão de Tanabi, em que na oportunidade ficou encantado pelos serviços dos coroinhas e quis fazer parte daquele grupo.
“Jesus me chamou através daquela mulher, ela foi instrumento de Deus na minha vida e na minha vocação, por isso não podemos ter medo de convidar as pessoas, de chamar, de anunciar o Evangelho de Cristo do nosso jeito e com as nossas possibilidades. Com o tempo, sendo coroinha e participando das demais pastorais, o meu desejo de conhecer mais a Jesus e me consagrar a Ele foi crescendo. A decisão de entrar no seminário, futuramente, não seria fácil, mas com a Graça de Deus não me arrependo de ter seguido a voz do meu Pastor! Vale a pena, vale a vida”, afirma o seminarista.
Nascido em Tanabi, no dia 26 de dezembro de 1989, filho de Pedro Aparecido Miatello e Cleusa Daga Miatello (em memória), sendo irmão de Anderson Clayton Daga Miatello, Alan cursou o Ensino Fundamental nas E.M. Alexandre Kannebley Melotti e E.E João Portugal e Ensino Médio E.E. Padre Fidélis. O seminarista é graduado em Ciências Biológicas pela Unifev (2008-2011) e pós-graduado em Teologia pelo Instituto pró-Minas.
Após esse “chamado”, Alan teve sua infância e juventude marcada pela participação na Paróquia São João Batista e São Cristóvão de Tanabi, tendo atuado na Pastoral dos Coroinhas e Acólitos, Ministério de Música Litúrgica, Grupo de Adolescentes e Pastoral da Juventude.
Ele iniciou seus estudos para a vida sacerdotal em fevereiro de 2013, tendo cursado o Seminário Propedêutico naquele ano e Filosofia (2014-2016) e Teologia (2017-2020). Durante o período de seminário, Alan fez estágio pastoral nas seguintes paróquias: Catedral de São José em Rio Preto (2013-2014), São João Batista de Américo de Campos (2015-2017), Senhor Bom Jesus de Votuporanga (2018) e Nossa Senhora do Divino Livramento (Buritama) – 2019-2021.
Alan foi ordenado diácono no dia 29 de maio de 2021 por Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano, em celebração realizada na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga. Ao ser questionado sobre a ordenação, Alan afirma que é um sentimento de entrega e expectativa.
“São oito anos de preparação para uma missão que agora culminam num dia onde a Igreja toda, celeste e terrestre se unem para pedir a Deus a graça do Espírito Santo sobre o eleito. Estou desejoso de que, ao assumir este ministério na Igreja, todos os fiéis possam me colocar em suas orações para que eu consiga responder ao chamado de Cristo”, concluiu.