Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2023/01/escapamentos-barulhentos-seguem-incomodando-e-moradores-pedem-solucao-n78594 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Escapamentos barulhentos seguem incomodando e moradores pedem solução
O clamor público alcançou um ponto crítico, gerando apelos por ações urgentes das autoridades locais
Uma onda de insatisfação varre as redes sociais e as ruas de Votuporanga, onde moradores expressam frustrações crescentes em relação ao aumento do barulho provocado por escapamentos de motocicletas na cidade. O clamor público alcançou um ponto crítico, gerando apelos por ações urgentes das autoridades locais.
Uma das muitas vozes que ecoam esse descontentamento é a de Antônio Jamil Serrano, ouvinte da Cidade FM. Ele registrou sua queixa ao vivo e cobrou providências urgentes para que as pessoas possam voltar a ter sossego.
“Vejo muita gente reclamando do barulho de fogos de artifício, mas geralmente eles só são ouvidos na virada do ano e em algumas outras datas, agora imagina aguentar esse barulhão de escapamento de moto todos os dias. Isso é que tem que virar lei na cidade”, disse.
Mas Antônio não é o único. Em uma publicação sobre o assunto no grupo “Reclame Votuporanga”, nas redes sociais, dezenas de moradores expressaram sua insatisfação. Uma delas foi Flávia Franzin.
“Aqui no Pozzobon a rapaziada menor de idade não para de perturbar com essas bicicletas motorizadas que parecem mobilete. Até parece que ninguém vê isso acontecendo, fora esses motoqueiros com esses escapamentos. Será que as autoridades da cidade continuarão fingindo não saber de nada?”, questionou a moradora. Aqui na Avenida Nove de Julho também é esse inferno, povo com escapamento adulterado que é proibido por lei e ninguém faz nada, empinam moto até na contramão andam, cortam giro! Está cada dia pior, minha bebê toma remédio para o coração pensa no meu desespero para acalmar ela”, completou Isabela Lima.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu Art. 230, inciso VII, diz que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) é uma infração grave e pode render cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.
Outro item do mesmo artigo, também prevê infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso. A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador, o que torna o barulho do escapamento muito mais alto.
A autuação é realizada, primeiramente, com abordagem e através do aparelho “decibelímetro”, é feita a aferição no veículo. Ai tudo vai depender do ano de fabricação e as cilindradas do motor, que para motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 decibéis variando de acordo com a cilindrada, se passar do limite dado pela fábrica aí que é aplicado a multa.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2023/01/escapamentos-barulhentos-seguem-incomodando-e-moradores-pedem-solucao-n78594
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco