Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2022/07/cacas-da-forca-aerea-derrubam-aviao-carregado-com-drogas-na-regiao-n73400 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Caças da Força Aérea derrubam avião carregado com drogas na região
O piloto da aeronave descumpriu as ordens de pousar em segurança e, por isso, foi atingido por disparos feitos pelos caças brasileiros
Avião teve que fazer um pouso forçado após ser atingido por disparos de caças brasileiros (Foto: Divulgação/PF)
Da redação
Um avião de pequeno porte foi interceptado neste domingo (3), por dois Super Tucanos, da FAB (Força Aérea Brasileira), e apreendido com 663 quilos de cocaína. Dois ocupantes da aeonave fugiram, após fazerem um pouso forçado, em uma propriedade rural entre Pontalinda e Jales.
Em nota, a FAB informou que interceptou, por volta das 12h30 o avião, em Mato Grosso do Sul. A aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. "Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita", informou a FAB.
Os pilotos da FAB "ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Porém, o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, sendo realizados os procedimentos de tiro de detenção".
O avião foi atingido e fez pouso forçado em São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda. "A partir de então, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo. Duas pessoas se evadiram antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados em torno de 500 quilos de pasta base de cocaína."
De acordo com o COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil. A ação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.
A aeronave com avarias foi transportada em um caminhão, com o apoio do corpo de bombeiros, polícia militar e DER até o aeroporto municipal de Jales onde permanecerá à disposição da justiça.
Policiais militares de São Paulo e Mato Grosso do Sul também deram apoio às diligências no local, inclusive com a participação de dois helicópteros das corporações. As investigações serão conduzidas pela Polícia Federal em Jales, que dará continuidade aos trabalhos investigativos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2022/07/cacas-da-forca-aerea-derrubam-aviao-carregado-com-drogas-na-regiao-n73400
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco