A Administração esclareceu ao jornal A Cidade, em nota, que o município disponibiliza as doses que possui no momento da vacinação
O município disponibiliza as doses que possui no momento da vacinação,conforme esclareceu a Prefeitura; vacinação não é obrigatória (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Na hora de ir tomar a vacina contra a Covid-19 em alguma unidade de saúde, os votuporanguenses não podem escolher qual imunizante tomar, de acordo com a Prefeitura. A Administração esclareceu ao jornal A Cidade, em nota, que o município disponibiliza as doses que possui no momento da vacinação.
Desde o começo da vacinação, Votuporanga recebeu doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e da vacina desenvolvida pela empresa farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido. Esta segunda é produzida pela Fiocruz no Brasil.
Além disso, a secretária Municipal de Saúde, Ivonete Felix, disse durante uma entrevista à rádio Cidade FM, em janeiro, que a vacina não é obrigatória no município, mas quem se recusar a tomar a dose disponibilizada tem que assinar um termo de responsabilidade.
CoronaVac x AstraZeneca
As duas vacinas têm o mesmo fim, que é imunizar a pessoa contra o coronavírus e as duas tiveram sua eficácia comprovada por testes clínicos mundo a fora. Mesmo assim, há quem prefira a vacina britânica em detrimento da chinesa, por questões políticas ou ideológicas.
Por isso, é importante ressaltar que os testes das fases um, dois e três de ambas as vacinas mostraram que seu uso é seguro e eficaz.
No caso de Votuporanga, até o dia 4 deste mês as vacinas tinham provocado reações adversas (leves) em apenas 1,5% das mais de três mil pessoas imunizadas até aquele momento, segundo um levantamento feito pelo A Cidade junto à Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de ontem da Prefeitura, o município aplicou a primeira dose da vacina em 6.121 pessoas e a segunda em 1.893.
Campanha de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar os votuporanguenses no dia 20 de março. A técnica de enfermagem Dalva Lima Suarez, da Santa Casa, foi a primeira a receber a dose do imunizante no município.
Desde então, o Município vacinou profissionais da saúde da linha de frente do combate ao coronavírus, profissionais que atuavam em estabelecimentos de saúde e idosos (entre 85 e acima de 90 anos).
Atualmente, Votuporanga já aplica a segunda dose da vacina em pessoas dessas categorias prioritárias. A Prefeitura também informou que aguarda a chegada de novas doses da vacina.
Ainda segundo a Administração, a definição sobre o envio de novas remessas é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.