Com queda nas coletas desde janeiro e aumento da demanda durante o feriado, unidades de Votuporanga e Fernandópolis precisam de pelo menos 30 bolsas por dia para evitar desabastecimento
A doação de sangue é um gesto simples, rápido e que pode salvar vidas. Uma única bolsa pode beneficiar até quatro pessoas. (Foto: Divulgação)
Luciana Tambuque
luciana@acidadevotuporanga.com.br
Os bancos de sangue da região enfrentam um momento crítico e reforçam a importância e a urgência das doações, especialmente neste período de Carnaval. O estoque, que já vinha em baixa desde as férias de janeiro, tende a cair ainda mais durante o feriado prolongado, quando aumenta a demanda por sangue em razão de acidentes e outras situações de emergência.
De acordo com a agente de captação de doadores de sangue, Silvana Mara Cipolloni Carrinho Candido, o hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos. O estoque atual é considerado muito crítico, impossibilitando inclusive o remanejamento de bolsas para outras unidades da região.
O ideal seria a coleta de pelo menos 30 bolsas de sangue por dia para manter os níveis estáveis e garantir o atendimento à população. No entanto, atualmente não está sendo arrecadada nem metade desse volume, o que mantém o estoque em situação preocupante.
Neste Carnaval, em Votuporanga, a coleta será realizada especialmente na quarta-feira, no período da tarde, e na quinta-feira, pela manhã. Já em Fernandópolis, a coleta ocorre todos os dias, por ordem de chegada. A mobilização da população é essencial para evitar o desabastecimento e garantir que hospitais e unidades de saúde tenham condições de atender pacientes que dependem de transfusões.
A doação de sangue é um gesto simples, rápido e que pode salvar vidas. Uma única bolsa pode beneficiar até quatro pessoas. Em períodos de maior movimento nas cidades, como o Carnaval, a solidariedade da população se torna ainda mais necessária.
Diante do cenário atual, a participação da comunidade é fundamental. Doar sangue é um ato de empatia e responsabilidade social que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para quem mais precisa.
Requisitos básicos para doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial com foto (RG ou CPF);
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável);
A primeira doação deve ter sido realizada antes dos 60 anos;
Homens devem pesar mais de 50 quilos e mulheres, mais de 51 quilos;
Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente;
À tarde, aguardar três horas após o almoço;
Caso esteja tomando algum medicamento, levar o nome do remédio;
Outros critérios serão avaliados durante a entrevista clínica.
O atendimento é realizado com agendamento e os horários de atendimento em Votuporanga são: Terça-feira: das 14h30 às 17h30 e quinta-feira: das 8h às 11h.
Endereço: Av. da Saudade, 2603 – Vila Nova – Votuporanga
Informações: (17) 3423-2986 e (17) 98116-7145