Aparecido Domingos Marques, de 67 anos, estava esperando uma vaga desde o último dia 9 e acabou não resistindo
Aparecido Domingos Marques esperou uma vaga de UTI por quatro dias e acabou não resistindo (Foto: Arquivo pessoal)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Um homem de 67 anos morreu na sexta-feira (12) em Votuporanga à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19. Trata-se do senhor Aparecido Domingos Marques, de 67 anos, que acabou falecendo depois de esperar por quatro dias em um leito de suporte na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que agora funciona como um hospital de campanha.
A informação, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, com exclusividade ao
A Cidade. De acordo com a Pasta, o paciente deu entrada na UPA no dia 8 de março, com oito dias de sintomas. Foi realizado exame e confirmado resultado positivo para Covid-19.
Ainda conforme a Secretaria da Saúde, no dia 9 foi solicitada vaga para transferência hospitalar, para um leito de UTI, pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). No dia 10 ele precisou ser entubado. “Todo atendimento foi devidamente prestado pela equipe médica, que monitora os pacientes que aguardam vaga, no entanto, o quadro do paciente se agravou e, infelizmente, evoluiu a óbito nesta sexta-feira”, conclui a nota.
Colapso
A morte de Aparecido evidencia o chamado colapso no setor da saúde na região e em todo o estado. Sem vagas disponíveis de UTI desde o final de fevereiro, a Santa Casa de Votuporanga chegou a abrir mais oito leitos de forma emergencial para atender pacientes em estado grave, mas já chegou ao limite de sua capacidade.
O mesmo acontece nas Santas Casas de Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul e todos os demais hospitais da DRS XV (Departamento Regional de Saúde), inclusive o Hospital de Base, de Rio Preto.
Sepultamento
Aparecido era motorista aposentado e residia na rua Joaquim Inácio Nogueira, no bairro Pozzobon. Ele deixa a esposa Iraci de Lima Paulino Marques, os filhos Vinicius, Cleber e Fabiana, além dos demais familiares e amigos. Seu sepultamento ocorreu na sexta, às 17h30, Cemitério Municipal de Álvares Florence.