Obra de Alexandre Freitas relata a história do pequeno Breno, que lutou pela vida durante dez meses enquanto ficou internado
Livro será lançado no dia 17 de abril, no Parque da Cultura (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
“O livro mostra que, mesmo diante de situações extremas, sempre podemos escolher a forma como vamos agir e reagir; que não devemos nos entregar ao desespero ou à revolta; que devemos confiar em Deus e nas pessoas que lutam conosco diariamente pelo bem do próximo. Os profissionais da saúde merecem nosso respeito, consideração e admiração”.
Essas são as palavras de Alexandre Machado de Freitas, autor do livro “Breno: uma história de amor, superação e fé”. Nele, Alexandre relata sobre o nascimento e todo o tratamento de seu único filho, que passou oito meses internado na Santa Casa de Votuporanga.
Breno nasceu no dia 23 de setembro de 2019, com apenas 28 semanas [sete meses] de gravidez. Seu peso era de 830 gramas. “Foram muitas complicações e dez meses de internação, sendo oito meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da Santa Casa e dois meses no Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto”, contou o pai.
Durante todo este período, Alexandre e a mãe Ludimila sentiram a necessidade de escrever sobre Breno. “Poderíamos levar a história dele para o mundo. Dar voz a todos os pais e mães de filhos prematuros. Mesmo com todos os preparativos e precauções de uma gravidez planejada, imprevistos podem ocorrer. Foi justamente o que aconteceu, mudando nossas vidas para sempre”, disse.
A maior parte do enredo é vivenciada em meio à pandemia do coronavírus, que assolou a humanidade de todas as formas, colocando ainda mais obstáculos no dia a dia. “Este livro foi escrito para as pessoas que possuem filhos em situações difíceis ou pessoas que passam por situações imprevisíveis. Espero que ele seja capaz de fazê-las refletir sobre a vida”, destacou.
Em dez meses, Breno passou por 12 cirurgias, sendo oito no intestino, três nos olhos e uma na garganta. “Os profissionais de saúde são pessoas enviadas por Deus e que desempenham um papel fundamental no mundo em que vivemos”, afirmou. A obra faz um agradecimento especial a todos que se envolveram na assistência ao pequeno.
O livro será lançado no dia 17 de abril, no Parque da Cultura. Além de Votuporanga, haverá noite de autógrafo em São José do Rio Preto e Cassilândia (MS). Os direitos autorais foram doados para a Associação Beneficente Fonte Viva, Santa Casa e campanha Votu Solidária, o que irá beneficiar centenas de pessoas.
O provedor da Instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, ressaltou a iniciativa dos pais. “É uma atitude de muita força e coragem. Escrever tudo que passaram é reviver. E, meio a dor e ao luto, eles souberam transmitir paz e sabedoria para os pais que estão ou já estiveram na mesma situação. Uma iniciativa linda e que só reflete o quanto Alexandre e Ludimila são especiais”, frisou.
Liévana agradeceu parte da renda que será destinada para o Hospital. “Agradecemos imensamente. Cada recurso será destinado em prol dos nossos pacientes que tanto necessitam, em sua maioria do SUS (Sistema Único de Saúde)”, finalizou.