Mesmo com as mortes e mais dois leitos abertos, ocupação da UTI Covid do hospital votuporanguense continua em 100%
Mesmo com mais quatro mortes registradas e dois leitos de UTI Covid abertos, Santa Casa de Votuporanga segue com 100% de ocupação dos leitos (Foto: Santa Casa de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga perdeu, em um só dia, quatro pacientes que estavam internados na ala isolada para pacientes com coronavírus. A confirmação das mortes se deu por meio do Informe Diário de Atendimentos do hospital, divulgado no fim da tarde desta quinta-feira (4).
De acordo com o informativo, entre as 17h de quarta (3) e as 17h desta quinta-feira, três pacientes de Votuporanga e um paciente de uma das cidades da região que são atendidas na Santa Casa faleceram em decorrência de complicações da doença.
Mais leitos de UTI
Mesmo com os óbitos e mais dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) abertos nesta quinta-feira em caráter de urgência, a ala para pacientes graves com Covid-19 segue completamente ocupada. De acordo com o informe, os 24 leitos estão ocupados por pacientes que já foram confirmados com a doença.
A abertura dos leitos foi necessária porque não foi possível a transferência destes pacientes para outras unidades hospitalares de referência, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) por indisponibilidade de vagas.
A médica infectologista e responsável pela Ala Covid-19, Dra. Regina Silvia Chaves de Lima, destacou que, mesmo com o aumento, as UTIs seguem com 100% de ocupação. "São pacientes que ficam, em média, 20 dias na Unidade. Se chegar mais usuários, teremos que transferir e a região está saturada, com leitos ocupados", disse.
Na enfermaria, os números também são preocupantes: dos 37 leitos reservados para pacientes com coronavírus, 23 estão ocupados, todos já confirmados com a doença.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, fez um apelo para a população. “Uso de máscara, higiene das mãos com álcool em gel e água e sabão, além do distanciamento social são fundamentais. Evitem a contaminação dos seus entes queridos. Vamos nos prevenir. Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos da ajuda de todos”, finalizou.