Novas instalações irão oferecer 23 leitos de suporte com respiradores para o atendimento de pacientes graves com Covid-19
Equipes ainda trabalham para finalizar os detalhes da obra para que o Hospital possa funcionar a partir de segunda-feira (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga e um grupo de empresários votuporanguenses inauguram na segunda-feira (5) as obras do Hospital de Campanha, montado no estacionamento da Santa Casa. Com um investimento de mais de R$1 milhão, as novas instalações irão oferecer 23 leitos de suporte com respiradores para o atendimento de pacientes graves com Covid-19, enquanto aguardam vagas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A Prefeitura não divulgou os valores investidos e nem os nomes dos empresários que colaboraram com a iniciativa, mas o
A Cidade apurou que pelo menos 15 empresas ajudaram. São elas: Facchini, Galego, Frango Rico, Agromec, HSA, Soberana, Astra Turismo, Supermercados Muffato, Cantóia Figueiredo, Garfus Restaurantes, Cenemed, Votubox, Zezinho Calhas, Atraente Móveis, Espumarão Colchões, o empresário Fernando Maciel e a médica Dra. Mariana Ruche.
Cada empresa contribuiu de uma forma, seja com a doação de materiais, equipamentos, mão de obra ou dinheiro. Facchini S.A, por exemplo, doou R$1 milhão para ajudar com as despesas da construção e vai arcar com sete respiradores de ventilação mecânica, contratação de profissionais para integrar equipe e medicamentos.
O diretor da indústria, Marcelo Facchini, já confirmou que estará em Votuporanga para a inauguração. A empresa realizou a doação também de três tanques de grande capacidade de armazenamento de oxigênio. Os tanques serão disponibilizados para a região de São José do Rio Preto e Votuporanga e serão abastecidos, diariamente, com 50 cilindros.
Desde que sofreu um grave acidente em 2009, em que precisou ser submetido a uma série de tratamentos, Marcelo Facchini teve um olhar ainda maior para a solidariedade. Foi neste momento de dor que ele conseguiu enxergar o valor da vida e lutou cada segundo. “O que eu passei foi muito complicado, mas, graças a Deus, possuo uma condição financeira muito privilegiada, fruto do trabalho da minha família e meu, claro, com isso consigo ajudar as pessoas”, disse Marcelo.
Dez dias
Toda a estrutura foi montada em menos de dez dias. Este é o primeiro Hospital de Campanha construído com recursos próprios do município em parceria com iniciativa privada na região de Rio Preto e que contará com auxílio do Estado no custeio e alguns equipamentos.
Neste final de semana, equipes de profissionais de saúde e sanitização prepararão o espaço para receber aqueles que necessitarem do atendimento. O Corpo de Bombeiros fará uma visita para liberação do alvará.
“Não podemos esperar para salvar vidas. As soluções precisam ser imediatas. Agradeço aos empresários que fizeram as suas doações para que toda essa estrutura fosse possível ser levantada em menos de dez dias. Também agradeço a todos os profissionais que estiveram envolvidos nessa obra. Todos foram essenciais”, finalizou o prefeito Jorge Seba (PSDB).