O foco agora são as pessoas com doenças pré-existentes como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes,
Eles devem começar a ser vacinados a partir do dia 10 de maio (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Após a conclusão da vacinação do público prioritário contra a Covid-19, que entrou em sua reta final na segunda-feira (3), em Votuporanga, com o início da imunização de idosos de 60 a 62 anos, o foco agora são as pessoas com doenças pré-existentes como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes, que podem oferecer risco de agravamento da doença.
Para garantir a vacinação desse grupo, o Ministério da Saúde explica que é importante que essas pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações ou em alguma unidade de saúde do SUS.Mas, quem não tiver a inscrição vai poder tomar a vacina. Para isso, é preciso apresentar no momento da imunização, um comprovante da comorbidade, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
O primeiro calendário já foi divulgado e contempla pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); pacientes renais em diálise (18 a 59 anos), transplantados imunossupirimidos (18 a 59 anos). Eles devem começar a ser vacinados a partir do dia 10 de maio. O calendário para as demais comorbidades ainda não foi divulgado.
Público
Questionada sobre a quantidade de pessoas que serão vacinadas no município nessa nova fase, a Secretaria da Saúde informou que seguirá o cronograma de imunização proposto pelo Governo do Estado, assim como vem ocorrendo desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.
“No entanto, com relação às pessoas com doenças crônicas, até o momento, o Município não recebeu informações técnicas do Estado quanto às especificações sobre o público exato a ser atingido, o que inviabiliza o cálculo sobre população a ser beneficiada com a vacina. Desta forma, a Secretaria da Saúde segue aguardando envio das doses destinadas a este público, bem como as demais orientações técnicas sobre como será feita essa seleção”, diz a nota.
Comorbidades que são prioridade para vacina
Diabetes Mellitus;
Pneumopatias Crônicas Graves;
Hipertensão Arterial;
Insuficiência Cardíaca;
Cor Pulmonale Hipertensão Pulmonar;
Cardiopatia Hipertensiva;
Síndromes Coronarianas
Valvopatias;
MiocardiopatiasePericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas;
Arritmias Cardíacas;
Cardiopatias Congênitas no Adulto;
Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados;
Doença Cerebrovascular;
Doença Renal Crônica;
Imunossuprimidos;
Anemia Falciforme;
Obesidade Mórbida;
Síndrome De Down;
Cirrose Hepática;