A revista, considerada a mais importante na área de ciências médicas, publicou um artigo sobre a pesquisa de anticoagulação dos pacientes com Covid-19
Estudo avaliou a utilização de anticoagulação plena comparado a anticoagulação profilática para pacientes com Covid-19 (Imagem: Santa Casa de Votuporanga)
Da redação
Os profissionais da Unipec (Unidade de Pesquisa Clínica) da Santa Casa de Votuporanga tiveram seus estudos publicados na revista inglesa “The Lancet”, considerada a mais importante na área de ciências médicas e de grande impacto no meio científico.
A pesquisa envolveu grandes centros de pesquisa, como Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês, Osvaldo Cruz, Hospital de Base/Famerp. O estudo analisou pessoas com Covid-19, avaliando a utilização de anticoagulação plena comparado a anticoagulação profilática para pacientes hospitalizados.
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Unipec integra o Grupo Coalizão da Covid-19, com estudos que avaliam várias estratégias de suporte e tratamento para estes pacientes.
“A Santa Casa, em parceria com a Unifev, participa de forma significativa também neste estudo, contando com a colaboração de vários colegas médicos, incluindo nossas infectologistas (dra. Regina Silvia Chaves de Lima e dra. Talitha Tonini) bem como todas as coordenadoras e coordenador do Centro. Entre os resultados desta pesquisa, foi constatado que a coagulação plena não trouxe benefício e aumentou o risco de sangramento”, explicou o médico investigador da Unidade, dr. Mauro Esteves Hernandes.
O dr. Mauro também ressaltou a importância desta pesquisa. “Foi um estudo muito importante, porque trouxe grande impacto na conduta da Covid-19, agregando valores significativos no tratamento e cuidado dos pacientes, através da mudança da prática clínica no que se refere a anticoagulação. Os protocolos foram alterados, uma vez que o sangramento aumenta os riscos ”, complementou.
A enfermeira da Unipec, Mariane de Oliveira Faria, parabenizou toda a equipe. “A revista é o reconhecimento maior na área de pesquisa. A publicação é formadora de opinião e de grande influência para a comunidade científica, e está valorizando a atuação da Unidade. O resultado é fruto do empenho dos profissionais, que incluem a Santa Casa entre os grandes hospitais”, afirmou.
O provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana, destacou o trabalho da Unidade de Pesquisa, coloca a instituição em evidência no Brasil. “Desenvolvemos estudos em diversas áreas, visando sempre contribuir na qualidade assistencial, incorporação de novas tecnologias e na promoção e acesso à medicina mais atual, com foco na segurança dos nossos pacientes. Estas pesquisas, neste momento tão primordial, só mostraram o quanto que nossa Instituição está à frente, em busca de protocolos para essa pandemia”, finalizou.
Pesquisa clínica
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as comunidades acadêmicas têm trabalhado incansavelmente junto às instituições de saúde, demonstrando a importância da pesquisa científica e suas conquistas para a sociedade.
Criada em 2008, a Unipec da Santa Casa, desde o seu início, conta com a parceria da Unifev. Por meio do convênio, há o investimento na educação permanente dos profissionais da área da Saúde e na produção de estudos clínicos nacionais e internacionais desenvolvidos na Unidade, assim como cenário de prática para os alunos do curso de Medicina.