Recorde de vacinação foi batido em um dia em que alguns votuporanguenses chegaram a esperar mais de três horas pela imunização
Inês Guimarães, de 59 anos, e Odair José Vilela, de 55 anos, estão entre os dois mil votuporanguenses que foram vacinados na quarta-feira (16) (Fotos: A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga vacinou, na quarta-feira (16), mais de duas mil pessoas contra a Covid-19, no primeiro dia de imunização do chamado “público geral”, de 50 a 59 anos. A corrida em busca de vacina começou logo nas primeiras horas do dia e chegou a provocar filas de mais de três horas de espera, isso porque, segundo a Prefeitura, o novo público, compreende cerca de dez mil pessoas.
Quem passou pela avenida João Gonçalves Leite notou que a fila que saia de uma das portas do Assary dobrava o quarteirão, assim como ocorria também na Associação Antialcoólica. A organização da secretaria da Saúde optou por realizar a triagem e a aplicação das doses por meio da distribuição de senhas, em remessas de 200 pessoas.
O
A Cidade acompanhou a entrega das senhas aos votuporanguenses, que estavam na fila. Os enfermeiros pediam para que as pessoas se dispersassem e voltassem ao local, depois de uma hora, para que fossem atendidas. “Aconselho quem receber as senhas a voltar para casa, fazer o que tiver de fazer e voltar depois de uma hora, que é o tempo de atendimento”, disse o enfermeiro Carlitos Singolani.
A medida, segundo ele, tinha como objetivo evitar a aglomeração nas dependências do salão e controle para que todas as pessoas tomem a vacina. Carlitos ressalta e lembra que para adiantar o processo, os munícipes podem realizar o atendimento preenchendo o pré-cadastro que a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza no site da Prefeitura.
Entre os imunizados de ontem, estava a moradora do bairro Jardim Marin, Inês Guimarães, de 59 anos. Ela foi atendida no posto volante do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), fez o cadastro na hora e aguardou cerca de quatro horas até o fim do processo.
O tempo que Inês esperou até tomar a vacina, porém, segundo ela foi recompensado com a esperança de poder voltar a vida normal. “Eu estava ansiosa, desde quando meu marido, que já tomou as duas doses da Coronavac, tomou sua vacina. É um alívio e eu não via a hora, valeu a pena esperar”, disse.
Quem também garantiu sua primeira dose foi Odair José Vilela, de 55 anos, residente na zona Rural de Votuporanga. Ele levantou cedo e foi para o posto no salão social do Assary. Enquanto conversava com a reportagem ele relatou que esperava a mais de uma hora e meia e a expectativa ainda era esperar, pelo menos, mais uma hora. “É um investimento, na saúde, bem-estar e na esperança. Esperamos seis meses para nascer, podemos esperar aqui um pouco”, disse ele a reportagem.
Organização
Diante da espera, a Prefeitura de Votuporanga pede para que a população busque os postos em horários que não sejam de pico, além de quando forem as unidades e estiverem lotadas, para que voltem em outro momento. São cerca de dez mil pessoas nesta faixa etária no município e Administração Municipal garante que todos serão vacinados.
Postos de vacinação
Além do Assary, os postos volantes ficam: na Associação Antialcoólica, Rua Padre Izidoro, 1999, bairro Chácara das Paineiras; Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Rua Pernambuco, 1736, bairro Vila Muniz, próximo ao CSU; Centro de Convivência do Idoso, Rua Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4236, no cruzamento com a Rua Rio Grande, bairro Vila Paes; Capela Santo Expedito, Rua Nicolau Pignatari, 2971, no cruzamento com a Avenida Pedro Madrid Sanches, bairro Colinas.
Plantão
O salão social do Assary Clube de Campo está com capacidade de atendimento duplicado em comparação aos outros quatros postos de vacina em funcionamento, isso porque a Secretaria da Saúde contratou mais duas equipes para ampliação do atendimento da campanha de vacinação contra o coronavírus.
O horário de atendimento é igual ao dos demais postos, das 8h às 15h, no entanto, neste sábado (19), haverá plantão de vacinação das 8h às 16h. A realização de plantões, segundo a secretária da Saúde, Ivonete Félix, visa atender aos votuporanguenses que trabalham e não possuem condição de buscar a imunização em horário comercial.