Em parceria com o governo municipal, a carreta vai oferecer, gratuitamente, exames preventivos de mamografia e papanicolau
A enfermeira Juliane Secco e a técnica de radiologia Melissa Pereira, do Hospital do Amor, vieram à Cidade FM para falarem sobre a carreta (Foto: A Cidade)
Da redação
A carreta do Hospital de Amor estaciona em Votuporanga dia 16 de agosto e fica até 26 de novembro no município. Quem confirmou essas informações foi a enfermeira Juliane Secco Rodrigues Cardoso, do hospital, em entrevista exclusiva à rádio
Cidade FM.
Em parceria com o governo municipal, a carreta vai oferecer, gratuitamente, exames preventivos de mamografia e papanicolau. A equipe é composta apenas por mulheres.
A profissional da saúde explicou o que as mulheres devem fazer para agendar seus exames, como eles funcionam e como vai ser a logística da carreta no município, além de ressaltar a importância dos exames preventivos.
Agendamento
A equipe da carreta vai atender as mulheres apenas mediante agendamento prévio. A ideia é evitar filas e aglomerações e, consequentemente, reduzir a exposição ao coronavírus tanto das pacientes quanto da equipe para o mínimo possível.
Para agendar os exames, as mulheres devem ir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, levando uma cópia dos seus documentos (RG e CPF), o cartão SUS e um comprovante de residência. Lá, elas farão um cadastro e serão informadas sobre quando a carreta vai estar mais próxima (e onde vai estar estacionada).
A enfermeira explicou que os horários disponíveis serão das 7h às 17h e, em alguns dias, até as 20h. A intenção desse horário estendido, segundo ela, é garantir que as mulheres que trabalham no horário comercial também possam realizar os exames.
Exames
A mamografia é uma espécie de raio-x, realizado num aparelho chamado mamógrafo. Ele comprime a mama e gera imagens de alta qualidade que são capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. Esse exame será destinado às mulheres de 40 a 69 anos.
Já no papanicolau, se recolhe uma pequena mostra de células do colo uterino, pelo canal vaginal, usando uma espátula. Em seguida, o material coletado é enviado para análise laboratorial. Esse exame será para as mulheres que tiverem entre 25 e 64 anos.
Caso o resultado de algum exame apontar alteração, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento médico nas unidades de Fernandópolis e, se necessário, em Jales.
A primeira etapa do atendimento na carreta vai ser realizada ente os dias 16 de agosto e 30 de setembro. Depois, retornará de 03 a 26 de novembro. Isso porque não haverá atendimento em outubro, mês em que a carreta vai percorrer outras cidades por conta da campanha "Outubro Rosa".
Locais
Segundo Juliane Cardoso, ficou definido, após reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde, que a carreta vai ficar estacionada em sete lugares.
"A gente escolheu vários lugares, para ficar fácil dessas mulheres terem acesso aos exames. A gente definiu pelas UBS, então a cada duas ou três UBS a carreta vai ficar num ponto estratégico que fique próximo delas", explicou a enfermeira.
Exames
Na entrevista, a enfermeira ressaltou a importância das mulheres aproveitarem a oportunidade para realizarem os exames preventivos porque caso elas tenham algum nódulo ou tumor, quanto antes eles forem descobertos, melhor.
"Quando se tem o diagnóstico precoce, é mais de 95% de chance de cura. Por isso a gente fala tanto em prevenção. Até os efeitos do tratamento acabamsendo menores do que em quem já chega tardiamente. A gente fala para as mulheres: mesmo em pandemia, procure a carreta", explicou Juliane Secco.