Quantidade é referente a soma de mais primeiras doses do público de 30 a 34 anos e as segundas doses de outras faixas etárias
Votuporanga recebeu ontem mais 7,1 mil vacinas para a imunização para pessoas acima de 30 anos e também segundas doses (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga recebeu, no fim da tarde de quinta-feira (22), mais 7,1 mil doses para a vacinação contra a Covid-19 no município. Segundo a Pasta, a quantidade é referente a soma de mais primeiras doses do público de 30 a 34 anos e as segundas doses de outras faixas etárias, que tomaram o imunizante meses antes.
Ou seja, a imunização continua segundo o calendário previsto pelo governo do Estado de São Paulo. Em nota, enviada a pedido do A Cidade, a Secretaria afirmou que aguarda a chegada de doses específicas para as pessoas de 25 a 29 anos, com data prevista a partir do dia 5 de agosto.
A vacinação no município continua a todo vapor, inclusive, nesta semana Votuporanga superou a marca de 60% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A meta foi batida exatos 18 dias depois que Votuporanga superou outra marca simbólica, a de 50% da população vacinada.
Com isso, a Secretaria continua a atender seus munícipes nos seguintes postos-volantes: Clube de Campo “Assary”, Associação Antialcoólica, polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Centro de Convivência do Idoso e Capela Santo Expedito.
E para se vacinar é necessário apresentar um comprovante de residência, RG, CPF e o Cartão SUS. Nos postos-volantes, também é possível colaborar voluntariamente à campanha "Vacina contra a Fome", que arrecada caixinhas de leite. Ainda para agilizar o atendimento, a Pasta disponibiliza um pré-cadastro no site da Prefeitura. O formulário pode ser preenchido por todos os votuporanguenses acima de 18 anos.
Atrasados
Cerca de 840 votuporanguenses estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso por não terem comparecido de volta às unidades de saúde do município. A informação faz parte de um levantamento feito pelo A Cidade junto à Secretaria da Saúde de Votuporanga.
Os dados contrastam com o cenário nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,4 milhões de brasileiros esqueceram ou deixaram de ir tomar a segunda dose do imunizante na data prevista. De acordo com o órgão, quem não concluir o esquema vacinal está sujeito a contrair a doença da forma grave.
Ainda segundo o Ministério, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose.