Mais de 56 mil votuporanguenses já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid, enquanto quase 22 mil já receberam as duas
Entre sábado (17) e segunda-feira (19), 2.279 votuporanguenses foram vacinados contra Covid, segundo os dados do Boletim Epidemiológico (Foto: A Cidade)
Da redação
Votuporanga chegou, na terça-feira (20), à marca de 60% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com os dados do “vacinômetro”, 56.723 moradores da cidade já receberam uma dose do imunizante, enquanto outros 21.705 já receberam as duas ou dose única (da Janssen) e estão totalmente imunizados, o que corresponde a 22,7% dos votuporanguenses.
A meta foi batida exatos 18 dias depois que Votuporanga superou outra marca simbólica, a de 50% da população vacinada. Nesse período, os públicos para imunização foram ampliados e o município bateu recorde de vacinação, quando aplicou 2.279 doses no boletim de segunda-feira (19) - que somou também as doses aplicadas no plantão de vacinação no sábado (17). Até então, o recorde do município era ter vacinado 2.123 pessoas entre a divulgação de um boletim e outro. Isso aconteceu no dia 22 de abril.
Vacinação
Apesar de positiva, a marca não significa que essa parcela dos votuporanguenses esteja imunizada contra o coronavírus. Isso porque, exceto a vacina da Janssen, as vacinas aplicadas no município exigem a aplicação de duas doses para que a imunidade seja desenvolvida.
Para que a transmissão do coronavírus comece a ser, de fato, contida e a vida cotidiana tenha chances de voltar ao normal, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 70% e 80% da população deve estar totalmente imunizada.
Cuidados
Para quem tomou a primeira dose de alguma vacina - seja a CoronaVac, da Pfizer ou da Oxford/AstraZeneca - a primeira orientação, que também é a mais importante, é ficar atento sobre quando será permitido tomar a segunda dose. No caso da CoronaVac, por exemplo, essa janela de tempo é mais curta quando comparada à da AstraZeneca.
Outra orientação importante, essa válida tanto para quem tomou a dose única da Janssen quanto a primeira dose e/ou a segunda dose de alguma das demais vacinas, é continuar com os cuidados para não contrair o vírus (usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e/ou sabão, respeitar o distanciamento social, evitar aglomerações etc).
Isso é necessário porque a imunização das vacinas não "blindam" as pessoas contra o vírus. Seu objetivo é evitar que a pessoa infectada desenvolva um quadro clínico grave da doença.
Ressalva
Os casos recentes do governador João Doria (PSDB) e da apresentadora Ana Maria Braga, da Globo, ressaltam a importância de se continuar respeitando os protocolos sanitários da Covid, mesmo após a vacinação.
Recentemente, o governador, que já tinha tomado as duas doses da CoronaVac, anunciou que tinha sido diagnosticado com a doença pela segunda vez. A apresentadora, que também já tinha sido vacinada, também foi infectada pelo vírus e precisou ser afastada.