Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/09/banco-de-leite-de-votuporanga-tem-reducao-de-doadoras-por-conta-da-pandemia-n68929 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Banco de Leite de Votuporanga tem redução de doadoras por conta da pandemia
Para reverter situação, o Banco de Leite tem intensificado a comunicação com as unidades de saúde da rede pública de atendimento
Em 2020, número caiu para 234 litros de leite coletados e média de 18 doadoras mensais (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Banco de Leite Humano de Votuporanga, órgão coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, vem enfrentando a redução de doadoras e, consequentemente, da quantidade de leite coletado. Essa queda interfere no atendimento prestado aos bebês recém-nascidos internados na UTI Neonatal que necessitam do leite materno.
Em 2019, por exemplo, antes da pandemia, o Banco de Leite Humano coletou 302 litros de leite e manteve, em média, 22 doadoras por mês. Já em 2020, esse número caiu para 234 litros de leite coletados e média de 18 doadoras mensais.
Para reverter essa situação, o Banco de Leite tem intensificado a comunicação com as unidades de saúde que compõem a rede pública de atendimento da Prefeitura. São os Consultórios Municipais que estão em contato direto com grávidas e mulheres em fase de amamentação. Neste ano, até julho, o número médio de doadoras por mês já avançou para 20 e 181 litros de leite foram coletados.
“Sabemos que a pandemia interferiu e, por isso, estamos adotando estratégias para chegar até essas mães que estão em fase de amamentação”, disse a nutricionista do Banco de Leite, Taís de Carvalho Fonseca Nunes. Enfermeiras e gerentes das unidades de saúde estão sendo chamadas para participar de uma integração na sede do Banco de Leite Humano e, com isso, entender todo o atendimento realizado pelo órgão. Também serão mobilizados pequenos grupos de puérperas, encaminhadas pelas unidades para esclarecimento de dúvidas e apresentação dos serviços prestados pelo Banco de Leite.
Um médico pediatra também integra a equipe técnica que atua no Banco de Leite. Ele presta atendimento semanal para mulheres que estão amamentando, além de avaliar o crescimento do bebê. O atendimento do Banco de Leite é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O órgão está localizado ao lado do Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Rua Antônio Galera Lopes, nº 2.630. O telefone para mais informações é o 3421-9499.
Banco de Leite
O Banco de Leite oferece um serviço gratuito que promove o aleitamento materno e executa a coleta, a pasteurização e o controle de qualidade do leite destinado para alimentação dos recém-nascidos.
A equipe do Banco de Leite orienta as doadoras sobre a extração e armazenamento, oferece os frascos esterilizados e a bombinha extratora de leite. Semanalmente, um colaborador do Banco de Leite Humano busca o leite armazenado na residência da doadora.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Ele supre todas as necessidades nutricionais, e contribui na formação do sistema imunológico, previne alergias entre outros benefícios que favorecem o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
Quem pode doar
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Interessadas podem procurar o Banco de Leite e obter informações. Os frascos para armazenamento do leite são esterilizados pelo órgão e enviados às doadoras.
Higiene pessoal antes da coleta
As doadoras precisam se atentar às medidas de higiene para garantir a qualidade do leite que será destinado aos recém-nascidos. Para isso, é importante seguir as recomendações:
- Coloque máscara sobre o nariz e a boca; - Utilize touca ou um lenço para cobrir os cabelos; - Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão; - Lave as mamas apenas com água; - Seque as mãos e as mamas com toalha limpa; - Escolha um local confortável, limpo e tranquilo para realizar a coleta; - Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa; - Evite conversar durante a retirada do leite.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/09/banco-de-leite-de-votuporanga-tem-reducao-de-doadoras-por-conta-da-pandemia-n68929
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco