Entre sexta-feira (24) e sábado (25), 281 adultos que estavam na fila de espera receberam a primeira dose do imunizante
O empresário Ivan Carmona Nogueira, de 27 anos, está entre os ‘repescados’ da cidade; aplicação da 1ª dose para quem perdeu o prazo continua (Fotos: Prefeitura de Votuporanga e arquivo pessoal)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A espera da vacina acabou, pelo menos para alguns. Uma parcela considerável de votuporanguenses (de 18 anos para cima) estava com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Alguns porque não quiseram se vacinar, outros por falta de sorte.
Entre sexta-feira (24) e sábado (25), a Secretaria Municipal da Saúde organizou uma espécie de repescagem para essas pessoas. No sábado, um plantão de vacinação foi montado no Assary Clube de Campo. Entre os dois dias, 281 pessoas compareceram para receber a primeira dose, conforme divulgado pela Prefeitura. Mas considerando que cerca de 1,5 mil pessoas estavam nessa fila de espera, a adesão foi relativamente baixa.
Por isso, a Administração informou que a repescagem para os munícipes que estão nesta situação continua durante esta semana, nos quatro postos de vacinação (Assary, Polo da UAB, Centro de Convivência do Idoso e Capela Santo Expedito), das 8h às 15h. Para receber a vacina, é obrigatória apresentação dos documentos pessoais e comprovante de residência em nome de quem vai ser imunizado.
A primeira dose também está sendo aplicada em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e gestantes ou puérperas de qualquer faixa etária. No caso dos adolescentes, também é obrigatório a apresentação do Termo de Assentimento – disponível no site da Prefeitura (votuporanga.sp.gov.br) – assinado pelos pais ou responsáveis.
Repescado
O empresário Ivan Carmona Nogueira, de 27 anos, está entre os “repescados” de Votuporanga. Há pouco mais de uma semana, o jornal
A Cidade publicou a história do empresário. Ele tinha perdido o prazo da vacinação por ter contraído Covid e estava na fila de espera desde agosto.
Quando a repescagem começou, Ivan contou que foi um dos primeiros da fila no posto de vacinação. “Tomei na sexta-feira mesmo, logo que abriu a vacinação. Fui lá por volta das 9h. Não perdi tempo”, disse. Ele recebeu a primeira dose da CoronaVac.
Agora, por mais que seu esquema vacina ainda não esteja completo, o empresário disse que se sente aliviado. E vai se precaver de todas as formas possível para não perder o prazo da segunda dose, agendada para o dia 22 de outubro.
“Na hora que eu tomei, pensei: ‘consegui, graças a Deus’. Agora é esperar a segunda dose e ficar um pouco mais tranquilo. Não vou perder o prazo, deixei até agendado [no celular] e marquei na cabeça”, contou Ivan.
Apesar do alívio por ter recebido a primeira dose da vacina, o empresário entende que a vacina não o blinda contra o coronavírus. “A vacina não impede a gente de pegar [Covid]. Ela ajuda você a não ficar doente a ponto de vir a óbito ou precisar ser internado”, ressaltou.
2ª dose
A Secretaria Municipal da Saúde também realizou, no fim de semana, plantão de vacinação para aplicar a segunda dose da vacina, no Centro de Convivência do Idoso. Este plantão já considerou o novo intervalo das vacinas da Pfizer, que foi de 12 para oito semanas.
De acordo com um levantamento realizado pelo jornal
A Cidade junto à Prefeitura, 970 segundas doses foram aplicadas, das quais 204 eram da Pfizer.
A Administração também informou que não há previsão do governo estadual para chegada de novas doses nesta semana nem de plantão de vacinação no próximo fim de semana.
3ª dose
Enquanto alguns comemoram a chegada da primeira dose da vacina contra a Covid no braço, outros já podem tomar a terceira dose, também chamada de “dose de reforço”, em Votuporanga. É o caso, agora, dos idosos de 70 anos ou mais.
Para receber essa terceira dose, os idosos têm que comparecer a um dos quatro postos de vacina com documentos pessoais, comprovante de residência e cartão de vacina comprovando as duas doses.
A Prefeitura ressaltou, porém, que para receber essa dose adicional, a segunda dose precisa ter sido aplicada há, pelo menos, seis meses.
Ainda segundo a Administração, a previsão é que a aplicação da terceira dose seja ampliada para idosos de 60 anos ou mais a partir do dia 4 de outubro. Porém, o município aguarda o envio, pelo governo do Estado, das doses necessárias para isso.