Considerando o novo intervalo, de 21 dias, mais 244 votuporanguenses podem completar seus esquemas vacinais
A redução do intervalo segue a determinação do governo do Estado de SP e é válida para as pessoas de 18 anos para cima (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A partir de hoje, passa a valer, em Votuporanga, o novo intervalo - de três semanas (21 dias) - entre as doses das vacinas da Pfizer contra a Covid-19. A medida segue a determinação do governo estadual e é válida para as pessoas de 18 anos para cima.
Neste caso, quem já recebeu a primeira dose da Pfizer pode conferir a carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando 21 dias a partir da data da vacina. Caso o período já seja maior que três semanas, a pessoa pode comparecer a um posto volante de vacinação – que ficam no Assary Clube de Campo, na Capela Santo Expedito e no Polo da UAB - para receber a segunda dose.
Considerando este novo intervalo, mais 244 votuporanguenses estão aptos para receberem a segunda dose e, com ela, completarem seus esquemas vacinais. Além disso, 4,6 mil munícipes receberam a primeira dose da fabricante e ainda não compareceram aos postos para tomarem a segunda. Os dados são de um levantamento realizado pelo jornal
A Cidade junto à Prefeitura.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, atualmente, possui doses suficientes para atender ao público considerando o novo intervalo.
Antecipação
De acordo com o governador João Doria (PSDB), a mudança vai beneficiar cerca de duas milhões de pessoas no estado, que poderão completar o esquema vacinal mais rápido. O intervalo de 21 dias é o indicado pela bula do imunizante, segundo informou a Secretaria de Saúde paulista.
Neste caso, quem já recebeu a primeira dose da Pfizer pode conferir a carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando 21 dias a partir da data da vacina. Caso o período já seja maior que três semanas, a pessoa pode comparecer a um posto volante de vacinação para receber a segunda dose.
Já para os adolescentes, a vacinação segue com intervalo de oito semanas. A pasta afirmou que a antecipação para este público será adotada mediante disponibilização de mais doses da Pfizer pelo Ministério da Saúde.
“Distribuímos integralmente a todas as cidades as doses necessárias para concluir a imunização do público adulto e, por isso, pactuamos com o Cosems [Conselho de Secretários Municipais de Saúde] esta redução no prazo para 21 dias”, afirmou a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.
Plantões
A campanha de vacinação contra a Covid em Votuporanga conta, frequentemente, com plantões realizados aos fins de semana. O mais recente aconteceu no último fim de semana, no posto montado no Assary Clube de Campo.
Em paralelo, também aconteceu o “Dia V” da campanha de multivacinação. Juntos, os plantões aplicaram 919 doses de imunizantes, conforme revelou um levantamento feito pelo jornal A Cidade junto à Prefeitura.
Vacinas
Em relação ao plantão de vacinação contra a Covid, os dados do levantamento mostram que 690 doses foram aplicadas. Dessas, 20 foram primeiras doses, 381 foram segundas doses e 289 foram terceiras doses (também chamadas de doses de reforço).
Já na campanha de multivacinação, além das doses aplicadas, as equipes dos consultórios municipais – conhecidos popularmente como “postinhos” – realizaram 342 atendimentos.
Campanhas
A campanha de multivacinação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No sistema público de saúde, 18 tipos de vacinas são oferecidos. Esses imunizantes protegem contra doenças como poliomelite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatites tipo A e B, entre outras.
Além dos plantões de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde realizou o “Dia D” da campanha Outubro Rosa, para prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e colo de útero, também nos consultórios municipais.
De acordo com o levantamento da reportagem, 379 exames foram realizados. Desses, 345 foram exames de Papanicolau (em mulheres de 25 a 64 anos) e os demais 37 foram mamografias (em mulheres de 40 a 69 anos).