Município chegou ontem ao total de 69% da população com as duas doses da vacina; OMS aponta que com 70% a doença pode ser freada
Cidade deve atingir nesta quinta-feira (21) a marca de 70% da população imunizada contra a Covid e chegar a chamada 'imunidade de rebanho' (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga deve superar nesta quinta-feira (21) a marca de 70% de sua população totalmente imunizada (com as duas doses ou dose única) contra a Covid-19. Essa é a taxa de imunização apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como a necessária para se atingir a chamada “imunidade coletiva, ou de rebanho”, termo usado para descrever o cenário em que grande parte da população está imunizada e o vírus não consegue encontrar mais pessoas suscetíveis para continuar a cadeia de transmissão. Dessa forma, a pandemia é eliminada totalmente (ou pelo menos em grande parte) no local.
Apesar da marca ainda não ter sido oficialmente batida, os sinais de que o termo é real já estão sendo observados há dias. O número de pacientes infectados e de mortes e de mortes em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus despencou. Prova disso é que atualmente apenas um caso é considerado ativo no município, ou seja, ainda com capacidade de transmissão.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, dos três pacientes que estão na UTI, um deles permanece em isolamento. Os demais estão fora do isolamento, inclusive o paciente que está em ala de enfermaria.
“Pelo protocolo, pacientes graves (UTI) deixam de transmitir após 20 dias de sintomas. E os pacientes de ala, após 10 dias de sintomas saem do isolamento. No entanto, a Secretaria da Saúde alerta que na ciência não podemos generalizar, pois temos pacientes que permaneceram transmitindo por mais de 20 dias, com exames comprovados”, disse a Pasta, em nota.
Com exceção das 453 pessoas que perderam suas vidas ao longo da pandemia e deste paciente que está internado e ainda em fase de transmissão, todos os demais votuporanguenses que contraíram a doença já são considerados “curados” da doença.
Mesmo com a “imunidade coletiva”, a OMS recomenda a manutenção dos protocolos sanitários. O uso de máscaras, o distanciamento social e a lavagem constante de mãos estão entre as medidas recomendadas para evitar a transmissão da Covid-19.