Campanha contra a gripe abre para novos públicos; profissionais de saúde já podem ser imunizados contra o sarampo
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga segue com duas importantes campanhas de vacinação, contra a gripe e o sarampo (Foto: Reprodução/Prefeitura de Votuporanga)
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga segue com duas importantes campanhas de vacinação, contra a gripe e o sarampo. As vacinas são oferecidas para públicos específicos em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h.
No caso da campanha de vacinação contra a gripe, esta semana teve início a aplicação das doses em idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. No dia 30 de abril será a vez das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Na mesma data, o município realizará o Dia D com a oferta também da vacina contra o sarampo.
A partir do dia 2 de maio começam a ser vacinadas as gestantes e puérperas. Povos indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades se vacinarão a partir de 9 de maio. E, por fim, a partir do dia 16 de maio, entra o último grupo formado por caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas.
A vacina contra a influenza é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos de gripe no final do ano passado. O imunizante é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
Sarampo
Junto com a campanha de vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga também iniciou a campanha de imunização contra o sarampo voltada para trabalhadores da Saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses de 29 dais). Neste momento, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, para trabalhadores da Saúde.
A partir do dia 30 de abril, considerado o Dia D da campanha, as doses estarão disponíveis também às crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses de 29 dais). Segundo orientações do Documento Técnico emitido pelo Governo do Estado, a vacinação das crianças contra o Sarampo será de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças desta faixa etária receberão uma dose da vacina.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e com bolsões de não vacinados. É o caso do Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de sarampo, e desde 2019, voltou a ser endêmico para esta doença, o que levou à perda do certificado de país livre do sarampo.