A enfermeira, que possui mais de 20 anos de experiência na área de saúde, fala sobre o imunizante e a proteção contra a doença
A enfermeira Haline Morato tira todas as dúvidas sobre a vacina da dengue que é oferecida na Clínica Protege (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação
Votuporanga vive uma epidemia de dengue. Em três meses a cidade já registrou mais casos do que 2021 inteiro e muitas pessoas estão desenvolvendo quadros graves da doença, o que chamou a atenção para uma informação que, até então, poucos sabiam: existe vacina contra a dengue e ela já está disponível em Votuporanga.
O imunizante, que é indicada para a prevenção da doença causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus, em pessoas dos nove aos 45 anos de idade, é oferecida pela Clínica Protege, que oferece o que há de mais moderno quando o assunto é prevenção.
Para tirar todas as dúvidas sobre o imunizante, o
A Cidade procurou a responsável técnica pela clínica, a enfermeira Haline Morato, que possui mais de 20 anos de experiência no setor de saúde e imunização. Confira abaixo:
Há contraindicações em relação a vacina da dengue?
A vacina dengue está contraindicada em mulheres que estejam amamentando; crianças menores de nove anos; adultos com mais de 60 anos; pessoas que vivem com HIV; e pacientes imunodeficientes.
Se já tive dengue, ainda assim posso ou devo me vacinar?
Sim. Os estudos demonstram ser uma vacina bem segura e com ótima eficácia nesse grupo da população. A vacina vai proteger de novas infecções, já que protege para os de quatro tipos de dengue.
Existe algum intervalo a ser respeitado entre a vacina da dengue e outras vacinas, como a da Covid, por exemplo?
Apesar de não haver a recomendação expressa e definitiva na literatura acerca do tema, sugere-se intervalo de um mês entre a vacina dengue e qualquer outra vacina atenuada. No caso da administração de outras vacinas atenuadas injetáveis, o intervalo mínimo de um mês é obrigatório.
Quantas doses são necessárias e qual é o intervalo entre elas?
O esquema completo prevê três doses com intervalo de seis meses entre cada uma.
A vacina é eficaz?
A vacina é segura e eficaz, passou por 20 anos de pesquisas e estudos que demonstraram proteção de 93% contra a dengue grave e redução de 80% das internações pela doença.
Quem for vacinado corre o risco de pegar dengue e o quadro agravar?
Não. A vacina protege contra os quatro tipos de dengue que circulam no país e, em média, garante proteção acima de 66% às pessoas vacinadas. Durante os 20 anos de estudos de produção da vacina não foi registrado agravamento da doença nas mais de 29 mil pessoas vacinadas.
Vacina da gripe
Além da vacina contra a dengue, a Clínica Protege também recebeu essa semana um novo lote da vacina contra a gripe, já com a proteção contra o Subtipo H3N2. Crianças que forem imunizadas na Clínica além de estarem protegidas irão ganhar um delicioso Ovo de Páscoa.