Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/10/profissionais-de-votuporanga-comemoram-o-dia-do-medico-n77293 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Profissionais de Votuporanga comemoram o Dia do Médico
Somente na Santa Casa de Votuporanga trabalham aproximadamente 300 médicos, uma vez que o hospital atende 53 cidades
Dr. Chaudes Ferreira da Silva Junior é médico emergencista - Dra. Poliana Fontoura Kalinauskas Faria é médica e diretora técnica da Santa Casa - Dr. Ernesto Hoffmann é médico de Família e Comunidade do SanSaúde (Fotos: Divulgação)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Hoje, 18 de outubro, é a data em que se comemora uma das profissões mais importantes: o médico. Por isso o jornal A Cidade conversou com alguns profissionais que ressaltam a relevância dessa atividade que é considerada uma vocação.
Somente na Santa Casa de Votuporanga trabalham cerca de 300 médicos, uma vez que a instituição de saúde atende 53 cidades da região Noroeste Paulista. Em 2023, de janeiro até setembro, foram realizados 205.937 atendimentos gerais no hospital – a média é de 22.882 por mês.
O provedor da Santa Casa, Amaro Ricardo Queiroz Rodero, avalia muito positivamente o trabalho dos médicos do hospital. “Antes de mais nada, sou um cidadão comum e, portanto, paciente destas médicas, médicos e profissionais de saúde que assumiram um compromisso, lá na formatura, no juramento, de ‘consagrar sua vida ao serviço da humanidade’. E vejo isso há anos, acontecendo todos os dias na Santa Casa”, destacou.
Na visão dele, é inestimável a contribuição destes profissionais para o bem-estar da sociedade e para a qualidade de vida das pessoas. “Sua missão, mais do que nobre, é multifacetada porque vai além do cuidado com a saúde e tratamento de patologias. Esses profissionais também têm um papel fundamental no apoio emocional dos pacientes, no trabalho em equipe, na sua formação e desenvolvimento continuado e tantas outras facetas”, apontou.
Amaro fez questão de agradecer a parceria de todos os médicos, médicas e profissionais de saúde do Complexo Santa Casa. “Eles, notoriamente, amam o que fazem, têm orgulho da profissão que escolheram e, por isso, dedicam grande parte de suas vidas a cuidar dos outros. Numa instituição filantrópica, sem fins lucrativos, essa atuação merece ainda mais reconhecimento. São profissionais dispostos a exercer Medicina por entender seu propósito, sua missão e por serem defensores da saúde pública. Trabalham para melhorar o sistema de saúde e o acesso igualitário aos cuidados de todas e todos. Mais uma vez, nosso muito obrigado”, concluiu.
Os médicos
O dr. Chaudes Ferreira da Silva Junior é médico emergencista, diretor clínico da Santa Casa e coordenador da rede de urgência e emergência do município. Na opinião dele, ser um bom médico é ter empatia com seu paciente, ser claro, atender com compaixão pela dor do próximo, se colocar sempre no lugar daquele que procura o profissional da saúde, saber ouvir, olhar no olho, examinar e tocar o paciente. “O médico de excelência é aquele que, além do conhecimento técnico fundamental, dá atenção aos problemas sociais, humanos e econômicos de cada um”, destacou.
A importância dos médicos na sociedade é imensurável, observou Chaudes. “Os médicos são responsáveis por cuidar da saúde de todos, atuando de forma preventiva, buscando diagnóstico e tratamento das patologias e enfermidades, além de contribuir através de pesquisas e estudos”, constatou.
O dr. Ernesto Hoffmann é médico de Família e Comunidade do SanSaúde. Para ele, ser um bom médico não é somente saber fazer um bom diagnóstico e propor um correto tratamento, mas orientar os pacientes sobre condutas preventivas e promover a saúde. “Mais do que nunca, educar as pessoas para um estilo de vida saudável, tanto física quanto mentalmente, e saber acolher as pessoas nos seus momentos de dúvida, sofrimento e angústia. A célebre frase do juramento de Hipócrates continua atual: ‘curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”.
Ele ressaltou que a importância de alguém na sociedade se dá na medida em que ela é útil. “Uma vez que os desafios de saúde seguem existindo e permanecem evoluindo com o tempo, os médicos continuarão sendo membros importantes de nossa sociedade”, acrescentou.
A dra. Poliana Fontoura Kalinauskas Faria é médica e diretora técnica da Santa Casa. Na opinião dela, um bom médico não é aquele que detém somente a melhor técnica, mas aquele que soma a técnica com a empatia, a atenção e ao olhar individualizado para cada paciente. “Um bom médico é aquele que acolhe seus pacientes com amor, no sentido amplo da palavra. Não faz todas as vontades dos pacientes, e sim age de forma clara, ética, respeitosa e embasado na melhor ciência. Além disso, a busca constante pela atualização e melhoria são aspectos fundamentais”, comentou.
Ela destacou que os médicos desempenham um papel vital na promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento de enfermidades. “Eles ajudam a salvar vidas, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, os médicos desempenham um papel importante na pesquisa médica, na educação de futuros profissionais de saúde e na defesa de políticas de saúde pública”, acrescentou.
Em relação aos médicos da Santa Casa, Poliana vê um corpo clínico dedicado e comprometido com a causa. “Atuar em uma instituição de saúde, sobretudo filantrópica, é muito desafiador. Há engajamento em fazer um hospital cada vez mais humanizado, com qualidade e acolhedor. Aproveito para parabenizar cada colega pelo dia e pelo trabalho desenvolvido em nossa Santa Casa”, finalizou.
Formando novos profissionais
No Dia do Médico é importante destacar que Votuporanga tem o curso de medicina ofertado pela Unifev, que em mais de 10 anos já formou quase 400 profissionais. O coordenador da capacitação é o dr. Wagner Moneda Telini. Respondendo sobre o que é preciso para ser um bom médico, ele apontou: “atualmente, eu penso que o maior diferencial para construirmos bons médicos está na formação humanística, um profissional de medicina que possua capacidade crítica, refletiva e que busca aprendizado constantemente, além de estar apto à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação nos diferentes níveis de atenção à saúde. Este profissional terá compromisso social e cidadão para com a saúde integral do ser humano. Hoje, esse é o foco dos nossos esforços aqui na Medicina Unifev. Dedicamos atenção especial, pois esse diferencial garante a empregabilidade dos formandos e a aprovação deles em programas de residência médica de qualidade e excelência”.
Wagner garantiu que os profissionais formados na Unifev estão muito preparados. “A Unifev está há mais de uma década formando profissionais médicos para todo o país, por meio de uma infraestrutura moderna, usando tecnologia de última geração, com metodologias ativas em 100% dos núcleos curriculares, parcerias em toda a região para a prática profissional dos alunos e um corpo docente com médicos mestres e doutores. Esses são alguns dos aspectos que fazem a Medicina Unifev ser considerada um dos melhores cursos privados do país, com conceito 4 no Enade e excelentes índices e resultados. Somos um dos poucos cursos de Medicina com elevado índice de acertos no último exame do CREMESP, juntamente com instituições tradicionais, como a Unicamp, Unesp e USP”, concluiu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2023/10/profissionais-de-votuporanga-comemoram-o-dia-do-medico-n77293
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco