Temperatura mais baixa propicia doenças respiratórias, principalmente nos idosos; médica explica os cuidados com a saúde
Pneumologista da Santa Casa, Maria do Pilar Carneiro Bertolace, passa orientações
O tempo em Votuporanga está instável. Tem dias que o calor faz com que os votuporanguenses corram para uma piscina ou clube, para se sentir com clima mais ameno. Mas também tem dias, especificamente de manhã, que a temperatura fica menor, obrigando a pessoa a ter sempre um agasalho no carro.
De acordo com o Climatempo, até o final da semana, uma nova frente fria deverá chegar no Sudeste.
Pensando neste cenário climático e nas proximidades do inverno, o jornal A Cidade entrevistou a médica pneumologista da Santa Casa de Votuporanga, Maria do Pilar Carneiro Bertolace.
Maria do Pilar explicou quais os cuidados necessários no frio, principalmente para os idosos. “É muito importante manter o organismo hidratado e ter uma alimentação balanceada, especialmente nestas ocasiões. Respirar pelo nariz e não pela boca também auxilia o sistema respiratório, pois as narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar, protegendo as vias respiratórias de infecções”, disse.
Não fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça também fazem parte das orientações da pneumologista.
Cuidados com a casa
Maria do Pilar ressaltou que as pessoas também devem ficar atentas com relação a sua casa e seu trabalho. “Mantenha o ambiente arejado. Os micro-organismos causadores de doenças respiratórias ficam concentrados em lugares fechados, por isso, é importante evitar estes locais. Além disso, é necessário lavar ou expor ao sol lençóis, edredons e roupas semanalmente”, complementou.
Idosos
A profissional da Santa Casa enfatizou que também deve-se tomar cuidado especial com idosos, “porque podem ter o quadro agravado rapidamente devido a existência de doenças crônicas prévias, por dificuldades de seguirem as recomendações e por terem manifestações clínicas atípicas”.