Desde o início da graduação, aluno é incentivado à docência por meio da experiência prática, e uma bolsa
O aluno não só recebe o benefício da bolsa, como tem a oportunidade de conhecer, se envolver e atuar junto às escolas
Da Redação
A Unifev possui um importante incentivo para os estudantes que pretendem trilhar uma carreira como professor. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma excelente oportunidade para quem deseja ser um profissional à serviço da educação brasileira, independentemente da disciplina com a qual opte por trabalhar.
Todos os cursos de Licenciatura do Centro Universitário de Votuporanga (Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química) oferecem a possibilidade de uma bolsa no valor de R$ 400. Os alunos que participam do projeto ganham a oportunidade de conhecer desde cedo os desafios da docência em escolas públicas da cidade.
Segundo o coordenador institucional do PIBID, Prof. Me. Valter Brighetti, o Programa valoriza o magistério e fideliza o aluno com as graduações em Licenciatura. “A iniciativa é bastante positiva. O aluno não só recebe o benefício da bolsa, como tem a oportunidade de conhecer, se envolver e atuar junto às escolas. Isso melhora o ensino na rede e eleva a qualidade da formação dos futuros educadores”, afirmou.
Atividades que envolvem ações como o combate ao tabagismo, alcoolismo, noções básicas sobre inclusão e educação ambiental são temas de diversos projetos apoiados pelo PIBID. Atualmente, são 242 bolsas distribuídas entre 205 universitários, 22 supervisores (professores da rede pública) e 12 coordenadores.
A aluna do curso de Pedagogia da Unifev Paula Tamires Castilhiano desenvolve suas atividades como bolsista PIBID junto ao Laboratório Didático de Pedagogia, localizado no Câmpus Centro da Instituição. No local, são atendidas crianças de 2 a 4 anos do Centro de Educação Municipal Infantil (Cemei) “José Modesto Sobrinho”.
“A experiência é inesquecível. Diariamente lidamos com situações e pessoas diferentes, o que me prepara para o exercício da minha profissão. Quando entrei no curso já tinha o interesse em participar e viver essa experiência”, disse a estudante.
Para a coordenadora do PIBID - subprojeto de Pedagogia, Profa. Esp. Heliana Christina Soave, o envolvimento dos alunos é recompensador. “O Programa é admirável e, também, frutífero. O primeiro contato do aluno com a realidade da profissão incentiva toda a sua trajetória profissional”, completou.
Copa
A Copa do Mundo no Brasil inspirou os bolsistas do PIBID – subprojeto de Educação Física da Unifev, a desenvolverem uma ação especial no Centro de Educação Municipal (CEM) Profa. “Irma Pansani Marin”. Todas as aulas de Educação Física no período que antecede o campeonato, têm sido voltadas ao evento. Além de informações e curiosidades sobre a competição, a escola contará com uma decoração especial.
De acordo com o coordenador do PIBID – subprojeto de Educação Física, Prof. Esp. Valter Mariano dos Santos Junior, “os estudantes são peças fundamentais na criação de novas formas educacionais interativas”.
O programa foi criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Governo Federal. A Unifev possui essa parceria desde agosto de 2010.