Livro conta a trajetória de uma cidade no “extremo” nordeste
de São Paulo (1937-1968)
O cardosense Jamil e o autor João Batista Júnior com o diretor do jornal A Cidade, João Carlos
Rodrigo Ribeiro Paziani e João Batista de Souza Júnior são os autores do livro “De Cardoso no mundo, ao mundo de Cardoso”, que se propõe a analisar temas e questões amplas relativas aos processos de urbanização, lidas e problematizadas por meio de uma localidade específica.
Para os autores, falar de Cardoso é falar do mundo, mas de uma forma circunscrita e diferenciada: trata-se de reconstruir contextos, paisagens e sujeitos historicamente situados no tempo e no espaço, reconhecendo neles os marcos e os indícios de um “mundo” – o mundo de Cardoso.
“Respeitando e valorizando a tradição historiográfica a respeito dos estudos urbanos, Rodrigo Paziani e João S. Júnior contribuem para a reposição das reflexões traçadas por tal tradição, ao promoverem um estudo fortemente ancorado na interpretação da historicidade do local, ou seja, na atenção para com o jeito de viver da gente de Cardoso, ao longo do período que vai das décadas de 1.930 a 1.960”, diz o professor Humberto Perinelli Neto, da Unesp de São José do Rio Preto, no prefácio do livro.