O inverno é um desafio para quem tem pele ressecada. O clima frio e seco intensifica o ressecamento. Alguns hábitos que a gente tem, justamente no inverno, contribuem para piorar. O banho quente e demorado, uma delícia no frio, é um deles. Tem gente que sai do banho sentindo a pele repuxar, de tão ressecada. Os aquecedores de ambiente também dão sua contribuição para o ressecamento do ar e da pele.
Sabendo disso, aí vão algumas sugestões:
O banho
Não pode ser exageradamente quente. Pois é, nesse caso, quanto mais quente, pior. Tente tomar um banho morno e curto. Escolha um sabonete suave, apropriado para pele ressecada. Pode ser o chamado syndet, muito comum hoje em dia, ou o sabonete de glicerina. E não use bucha.
O hidratante
Aplique hidratante logo depois de sair do banho, com a pele ainda úmida. Ureia ou lactato de amônio são os ingredientes mais potentes num hidratante. Outros bons ingredientes são manteiga de karité, lipídeos ou glicerina. Se precisar, use o hidratante mais de uma vez ao dia. Um cuidado: a ureia pode arder se a pele estiver inflamada ou machucada, e nesse caso deve ser evitada.
Se sua pele é muito ressecada, o inverno é a época de usar um creme hidratante mais espesso. Ele gruda mais na pele, o que ajuda a reter água. Se sua pele for ressecada mas nem tanto, uma loção mais fluida, que se espalha melhor, é mais confortável e pode resolver.
Qualquer que seja o seu caso, procure sempre um produto hipoalergênico e sem fragrância.