Diversos artistas são referências e inspirações para a temporada, entre tantos citamos Paul Jackson Pollock
A arte nunca esteve tão presente nas coleções de moda. Em forma de estamparia, de padronagens ou até mesmo em temas de coleções, as pinturas e os elementos do universo artístico estão em evidencia neste inverno 2014 e prometendo se estender para o próximo verão.
Os grafites comumente encontrados nos muros das grandes cidades agora são impressos em formas de estampas nos tecidos e consequentemente transformados em vestuário. As telas de famosos artistas se tornaram releituras para marcas consagradas. Diversos artistas são referências e inspirações para a temporada, entre tantos citamos Paul Jackson Pollock, o pintor norte-americano é importantíssimo no movimento do expressionismo abstrato e tem em suas telas a mistura de cores e a forma abstrata como marca pessoal e Jean-Michel Basquiat famoso por suas telas é inspiração urbanas. A arte de Basquiat, chamada de “primitivismo intelectualizado”, uma tendência neo-expressionista, retrata personagens esqueléticos, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros e cenas da vida urbana, além de colagens junto a pinceladas nervosas, rabiscos, escritas indecifráveis, sempre em cores fortes e em telas grandes.
No universo da moda pode- se citar dentre tantas a marca Prada como exemplo, já que a mesma buscou e utilizou no seu ultimo desfile de verão 2014/15 rostos e muita pintura, imprimindo nas passarelas a arte, a diversão e a necessidade, confirmando que este tema se estenderá para outras estações.
Sabemos que a arte e moda caminham juntas e é inspiração para moda há tempos. O grande estilista Yves Saint Laurent em meados dos anos 60 inspirado por Piet Mondrian criou o vestido que o consagrou. A marca suíça Akris em 2009 abusou da seda em suas criações inspirados em jardins das telas de Claude-Monet, e no Brasil, diversos estilistas também propõem a junção da moda e arte para desenvolvimento de coleções, por exemplo, Isabela Capeto que em meados de 2005 se inspirou em Henri Matisse para propor as cores da estação em suas peças.