Cada vez mais, Alexandre Nero cresce na pele do personagem
José Alfredo, na trama global de “Império”
A novela “Império” pode não render os índices de audiência esperados pela Globo, mas é inegável o talento dos atores que interpretam a história de Aguinaldo Silva. Nos primeiros capítulos, o personagem protagonista José Alfredo foi interpretado por Chay Suede e quando aconteceu o pulo no tempo e Alexandre Nero apareceu na pele do agora Comendador José Alfredo de Medeiros, houve quem opinasse que melhor seria se Chay Suede tivesse sido envelhecido com recursos de maquiagem e ficado na novela, no entanto com o desenrolar da história parece que acertaram em cheio em entregar o José Alfredo para Alexandre Nero.
A “pedra no sapato” de José Alfredo, sem dúvida alguma, é Maria Marta (Lília Cabral), sua mulher que pretende arruiná-lo financeiramente. Ela não precisará de muito mais tempo para que isso aconteça e para que ela própria seja arrastada juntamente com os filhos na derrocada do “império”. A desgraça começa quando José Alfredo fica sabendo que um valioso diamante cor de rosa da África do Sul, símbolo de poder e status, desaparece em Roraima. Místico, José Alfredo acredita que tem que encontrar a tal pedra senão estará arruinado e empreenderá nova incursão ao monte em Roraima, negligenciando os seus negócios. O autor Aguinaldo Silva não confirma esta reviravolta, mas estes acontecimentos são comentados nos bastidores do folhetim. Então, é esperar para conferir.
Quem acompanha a novela desde a estreia sabe que a fortuna de José Alfredo começou de modo ilegal e o Comendador esconde muitos segredos, tudo isso torna o seu “império” uma empresa frágil. A vida de José Alfredo e sua família remete o telespectador a um tipo de “coronelismo nordestino”, com direito a ditadura patriarcal, capangas disfarçados de motoristas e serviçais, intrigas de filhos que querem o poder e assim repetir a ação do pai. Todos esses ingredientes juntos fazem a fragilidade dos negócios. Não será difícil perderem o poder.
E tem mais, nos próximos capítulos de “Império”, devido às artimanhas do destino e do autor Aguinaldo Silva, Cora (Drica Moraes) descobre que Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) é amante do Comendador e vai tentar chantageá-lo. O resultado é que num ataque de fúria, José Alfredo quase consegue estrangular a megera.
E deixando a ficção de lado, na vida real Alexandre Nero definitivamente conquistou o posto de artista do primeiro escalão da Rede Globo.
Alexandre Nero apareceu pela primeira vez nas novelas fazendo o quitandeiro Vanderlei, em “A Favorita”, produzida e exibida pela Globo no ano de 2008. O personagem era um rapaz simples, que mal sabia ler e era apaixonado por Catarina, papel que foi de Lília Cabral.
O ator tem sua trajetória artística intimamente ligada ao teatro e à música; ele é o idealizador e criador da “Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba”, fundada em 1994 e contabiliza mais de cinquenta trabalhos em espetáculos de música, no teatro, na televisão e na dança. Em reconhecimento ao seu trabalho, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jornal “O Globo” de Melhor Ator, em 2010; “Contigo TV”, em 2008, como Ator Revelação; Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Curitiba pela peça “Os Leões” levando o Troféu Gralha Azul, premiação de grande destaque no Estado do Paraná.
Alexandre Nero é um dos grandes nomes do cenário artístico nacional. Ele é muito reservado quanto à vida pessoal; durante anos foi casado com a atriz Fabiula Nascimento, mas separou-se dela em 2011 e prefere não comentar nada sobre este assunto, ou outro que se refira à intimidade. Atualmente, ele namora a atriz Karen Brustolin.