Foram duas semanas de trabalho até contemplar as duas mil crianças da rede de ensino
Isabela Jardinetti
Os Cemeis (Centro de Ensino Municipal de Educação Infantil) de Votuporanga tiveram uma programação especial para o Dia das Crianças, com a circulação do espetáculo “Histórias Cantadas”, da Cia. Entre Aspas. Foram duas semanas de trabalho até contemplar as duas mil crianças da rede.
A iniciativa partiu da Secretaria de Educação que, pelo segundo ano consecutivo, tem investido em estimular o diálogo entre escolas públicas municipais e as iniciativas artísticas culturais.
Nas apresentações, os artistas usaram voz, violão, flauta, chocalho, brincadeiras e a técnica do teatro de bonecos. Apresentaram cantigas de roda, adivinhações, parlendas e lendas que fazem parte da memória dos brasileiros.
Inúmeros professores, que depois das apresentações trabalharam em sala de aula com as crianças temas encontrados no espetáculo, procuraram a Cia. Entre Aspas para compartilhar relatos orais e desenhos feitos pelos alunos.
“Nós da Cia. Entre Aspas acreditamos que a arte na educação infantil é um veículo poderoso de formação capaz de desenvolver conteúdos e conhecimentos diversos”, comenta Marcia Vilela, responsável pela direção de produção, concepção e orientação artístico-pedagógica.
O artista votuporanguense Alvaro Rovares (palhaço Salxixa), assina a direção do espetáculo e atuou junto com o músico e ator Luis Ráo (Palhaço Lelé).
O “Histórias Cantadas” tratou sobre questões relevantes como o respeito aos animais e a preservação ao meio ambiente. Tópicos de como preservar, fortalecer a identidade e difundir a cultura brasileira, além de incentivar a leitura e o gosto pela arte musical também foram trabalhados.