O folhetim de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Gimenez Braga tem estreia prevista para março e já começou a ser gravada
Novamente a Globo é notícia por causa de mais uma de suas produções. Como tem acontecido com o início dos folhetins da emissora, o tratamento é de superprodução, o elenco é de primeira e o começo da história tem cenas gravadas no exterior. Assim também é com “Babilônia”, a trama que substituirá “Império” a partir de março.
Aparentemente, a história escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga tem todos os ingredientes para dar boa audiência, resta esperar para ver qual será a reação do telespectador.
As primeiras cenas foram gravadas em Paris e em Dubai. Cenários magníficos, como por exemplo, o restaurante Tour D’Argent, em Paris. Cerca de 60 quilos de luz foram utilizados na gravação com Glória Pires e Cássio Gabus Mendes no famoso restaurante francês. Com a direção de Dennis Carvalho, para iluminar a parte externa do local, foram instalados diversos refletores no terraço do restaurante. A intenção era destacar os prédios ao redor e a Catedral de Notre Dame, que é a vista principal do local. Para completar a superprodução, o diretor de fotografia, Ricardo Gaglianone, encomendou um guindaste de 25 metros, que iluminou o interior do restaurante. A intenção foi reproduzir as luzes de fogos de artifícios, já que na trama é noite de Réveillon. Esta cena marca o primeiro beijo do casal Beatriz (Glória Pires) e Evandro (Cássio Gabus Mendes).
Durante três dias, uma equipe de quase 50 pessoas, entre produção local e da novela, gravou também no Jardim de Luxemburgo, Place des Vosges, Ponte Bir Hakeim e Museu Rodin. No total, foram oito locações em 72 horas. A equipe de figurino levou 19 malas com as roupas do elenco fixo e de figurantes.
É preciso explicar que as gravações começaram nos Emirados Árabes. Em Dubai, gravaram Adriana Esteves, Sophie Charlotte e Tuca Andrada. Foram nove cenas, sendo uma delas em um shopping, com 50 figurantes. Em Paris foram feitas algumas cenas de Glória Pires e Cássio Gabus Mendes. "Foi uma viagem rápida e intensa, com cenas importantes. Fizemos gravações incríveis e em locações nem sempre exploradas", conta o Diretor Dennis Carvalho.
A partir destas primeiras cenas, as gravações prosseguem no Rio de Janeiro, no Projac, mas com direito a algumas externas. Parte da trama acontece no Leme, bairro carioca que tem como característica a mistura de classes sociais.
O telespectador fãs de novelas certamente está curioso para saber qual será o enredo que moverá esta nova história. Claro que a emissora procura fazer algum segredo para não estragar a surpresa ao público, mas sabe-se que o eixo central será a vida de três mulheres:
Beatriz, interpretada por Glória Pires; Inês, vivida por Adriana Esteves; e Regina, papel que será de Camila Pitanga. De início, elas aparentemente não têm nada em comum, mas um crime entrelaçará suas vidas.
Elas são três mulheres movidas por um complexo sentimento: a ambição. Ora encarada como virtude, ora como a grande vilã, as mais distintas facetas deste sentimento serão reveladas através das personagens.
Beatriz é uma mulher privilegiada, que tem sede de poder e usa sua sensualidade para conseguir o que quer. Inês não é tão privilegiada quanto Beatriz, mas é tão sem caráter quanto. É frustrada e tem verdadeira obsessão pela amiga de infância. Regina é o contraponto. É a heroína que vai provar que é possível conseguir alcançar seus sonhos sem passar por cima dos outros. É uma mulher simples, de origem humilde, que quer vencer na vida.
Um crime une a vida dessas três mulheres e uma relação de chantagem faz com que Beatriz e Inês disputem um jogo de poder e equilíbrio de forças. As protagonistas convivem no Leme, marca registrada da babel carioca, onde todas as classes sociais se cruzam. Através delas e suas relações, os autores traçam um enredo de ganância e poder, ética e crítica social. A trama traz a tona o melhor e o pior que a ambição pode gerar.
A atriz Glória Pires, acostumada a interpretar heroínas, aparecerá na pele de uma personagem forte, vilã; e especula-se que Beatriz será ninfomaníaca. No decorrer da história, ela será amante do saltador Diogo, interpretado por Thiago Martins e ele não será o único a frequentar a cama da personagem.
Beatriz sempre teve o mundo aos seus pés, mas não contava com a perseguição de Inês, também uma mulher má e determinada a conseguir o que quer.
E Alice, vivida por Sophie Charlotte, qual será a influência dela na vida destas três mulheres?
Resta esperar pela estreia!