Da Redação
Há três anos um grupo de jovens de Votuporanga, estudantes dos cursos da área de estética e beleza, iniciou um trabalho de voluntariado em prol do Hospital de Câncer de Barretos. A intenção era levar um pouco de alegria aos pacientes da doença e também aos seus acompanhantes, que são seus fiéis escudeiros.
A campanha teve início de forma bem singela, apenas com visitas e pequenas doações, até que foi tomando uma proporção e ganhando pessoas interessadas em colaborar e fazer o projeto crescer. Foi quando Elaine Quentino, idealizadora da ação, começou a ganhar adeptos.
As amigas de curso, vendo a iniciativa, também se interessaram e formaram um grupo que hoje é de aproximadamente 10 integrantes. As visitas passaram a se chamar “Dia da Beleza”, em que o grupo passou a doar alimentos, produtos de higiene pessoal, doces, chocolates, roupas, e tudo que fosse arrecadado com a ajuda da comunidade.
Além da descontração, o grupo ainda oferece manicure e pedicura, escova e maquiagem as acompanhantes dos pacientes.
A ação acontece a cada dois meses, na segunda quarta-feira do mês, elas realizam a visita e a entrega das doações, que ajudam nas despesas das famílias que estão alojadas na casa de apoio Vovô Antonio em Barretos.
Para Simone Roque dos Santos, uma das envolvidas na campanha, o aprendizado é muito grande. “Nós ajudamos, mas também somos ajudados, pois a cada nova visita trazemos uma lição de vida e um motivo a mais pra agradecer tudo que temos. É um motivo também para querer que a ação cresça e ganhe força, e solidários”, conta.
A Campanha “Dia da Beleza” ainda não tem o apoio de indústrias ou patrocínios. Ela acontece apenas da boa vontade das voluntárias que arrecadam as doações e fazem a divulgação boca- boca. Simone relata a intenção de ampliar a divulgação do projeto e poder angariar mais doações, podendo assim atender mais casas de apoio em Barretos.
Importante
O Hospital de Câncer de Barretos mantém, através de doações e trabalho voluntário, 13 alojamentos: dois deles são infantis com capacidade para acolher um total de 650 pacientes em tratamento, provenientes das mais diversas cidades brasileiras.
A Casa Assistencial Santa Madre Paulina é o maior de todos os alojamentos com amplas salas de estar e repouso, refeitório, sala de jogos, capela, presença de psicólogos, enfermagem, lavanderia, medicamentos, alimentação, transporte gratuito até o hospital e principalmente o carinho dos voluntários e funcionários.