Caravana traz para municípios da região teatro, circo, dança e música ao interior paulista de forma gratuita para a população
Karol Conká é uma das representantes do rap feminino no Brasil
No fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de abril, Votuporanga, Jales e Tanabi estarão conectadas ao Circuito Sesc de Artes, realização do Sesc São Paulo que, por intermédio do Sesc Rio Preto, leva uma caravana de atrações artísticas para estas cidades. As praças são os palcos escolhidos para receber os espetáculos de dança, circo, teatro, intervenções literárias, interações audiovisuais e um grande show musical. Tudo é gratuito.
Considerada uma das mais importantes representantes do rap feminino no Brasil, Karol Conká é o destaque musical da programação deste ano e promete fazer todo mundo dançar ao som de “Boa Noite”, “Tombei” e outras músicas autorais do seu repertório composto por rap, hip-hop, baile funk e batidas afro-brasileiras. Karol foi eleita recentemente como uma das “dez novas artistas que merecem reconhecimento” pela revista norte-americana Rolling Stone, considerada a maior referência mundial em crítica musical.Confira a programação completa:
LITERATURA
Banho de Leitura - MUDA Práticas de Leitura
No Banho de Leitura, encontre uma seleção de livros de poesia, conto, crônica e livros ilustrados, com a participação de mediadores de leitura que estimulam a troca de histórias entre o público. Com rodinhas, a banheira pode ser deslocada ocupando cenograficamente uma praça ou um parque. Além disso, há também cangas de chitão, banquinhos dispostos ao redor e um guarda sol, para proteger os leitores.
Baião de Spokens - Caco Pontes, Sandra X e Felipe Julian
Apresentando poemas, histórias e letras de música, o espetáculo Baião de Spokens procura ressaltar a força da oralidade como forma de expressão literária, mesclando com grande liberdade performances e experimentações sonoras. A inspiração inicial veio do Spoken Word, que quer dizer palavra falada, gênero artístico que ganhou força nos anos 1990 com os slams (competição de poesia falada) e o movimento hip-hop. No espetáculo, a palavra em cena não é cantada, mas toda sua tessitura sonora é explorada pela fala, retomando uma tradição oral que passa pelos rapsodos da Grécia Antiga, griôs, trovadores, cordelistas e MCs.
ARTEMÍDIA
Seu Cabeça de Pop - Yamil Burguener (ARG)
Fazer grafites sem as mãos, apenas com os olhos e a cabeça. É o que propõe o artista interdisciplinar argentino Yamil Burguener nesta instalação digital interativa, usando uma webcam que capta o globo ocular do participante. Os olhos funcionam como um meio tecnológico para realizar uma colagem pop de traços gráficos digitais. O resultado é surpreendente, refletindo não apenas os sentimentos em jogo, mas também proporcionando uma reflexão maior sobre o imediatismo da informação na atualidade. Para gerar a obra do grafiteiro-ocular, o artista lança um grupo de palavras escolhidas num site.
TEATRO
Cidade Proibida - Cia. Rústica (RS)
Com música, circo, dança e teatro, o espetáculo procura resgatar o convívio social e a memória de lugares delimitados na cidade. Um dos mais destacados e significativos núcleo de criação de Porto Alegre, a Cia. Rústica surgiu em 2013 ocupando com seus números individuais e coletivos parques e praças que à noite se tornam áreas marginalizadas nas cidades. Coloca em cena a arte do convívio entre artistas e público, entre ideias e sensações. Inspirado em saraus, serenatas, cabarés artísticos, ceias e piqueniques noturnos, ou seja, formas de convivência e compartilhamento, o espetáculo Cidade Proibida rompe as fronteiras dessa proibição invisível e lança uma luz poético-social na cartografia urbana.
CIRCO
Quiproquó Trupe - Trupe Koskowisck (SP)
O palhaço surge para sua apresentação. Porém, está só. Seu companheiro não apareceu. É quando, a partir de uma interferência da plateia, descobre seu parceiro como espectador e o traz à cena, causando a maior confusão. Juntos, descobrem a origem do mundo, mostram habilidades com o arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda música com garrafas. Tudo com muita astúcia, típica do palhaço brasileiro.
MÚSICA
Karol Conká (PR)
A rapper curitibana Karol Conká, traz sua riqueza poética e musical em sucessos como “Boa Noite”, “Toda Doida” e “Tombei”. Nos últimos anos ela vem conquistando cada vez mais espaço na música brasileira e internacional, com turnês que lhe renderam elogios de revista e jornais estrangeiros. O seu primeiro álbum BatukFreak, foi disponibilizado para download em abril de 2013 do ano passado e rapidamente conquistou o público dentro e fora das pistas, com seu ritmo contagiante e animado. Ela já se apresentou em shows ao lado dos Racionais MCs, Marcelo D2, Emicida, Jair Rodrigues e Criolo.