Sempre é bom dizer que é fundamental recorrer às orientações de profissionais no assunto
O cabelo merece ser tratado com o maior carinho do mundo, afinal ele (e as unhas) funcionam como uma espécie de “cartão de visita”. Os cabelos ainda “finalizam” a maquiagem, são considerados a moldura do rosto etc etc etc.
Geralmente os cabelos são classificados como Normal, Misto, Oleoso, Afro ou Seco. E tem ainda os quimicamente tratados, ou seja, aqueles que passaram por processos de coloração, relaxamentos, mechas, luzes, progressivas, ombré hair e afins, por isso é muito importante entender em qual dessas categorias os seus fios se encaixam e escolher o produto certo e, assim, mantê-los saudáveis e bonitos.
Apesar de o nome “normal” sugerir algo simples e comum, este é um tipo raro de cabelo. Em geral, é macio e sedoso, com balanço e volume naturais. Deve ser cortado regularmente e não admite o uso exagerado de produtos químicos. A beleza deste tipo de cabelo aumenta quando secado naturalmente e os xampus à base de plantas são os mais indicados.
O cabelo misto geralmente apresenta as pontas secas e o couro cabeludo oleoso. Convém escová-los com moderação e investir em uma dieta alimentar sem excessos de gorduras e frituras. Além de usar xampus e cremes específicos para este tipo de cabelo, experimente fazer uma mistura com um gema de ovo, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 2 colheres (sopa) de mel. Bater no liquidificador. Passe nas pontas dos fios e cubra a cabeça com toalha ou papel alumínio. Espere 20 minutos e lave a seguir.
Para manter os cabelos afros sempre saudáveis use condicionadores específicos para este tipo de cabelo e não abuse dos produtos químicos, pois os fios são finos e secos. Misture 1 colher (sobremesa) de creme para cabelo com uma clara de ovo batida em neve e meia banana amassada. Lave os cabelos com xampu neutro, aplique a mistura e envolva os fios com uma toalha morna e úmida por 20 minutos, enxaguando em seguida.
O maior problema para quem tem cabelo seco é a dificuldade em desembaraçá-los. É delicado, áspero, quebradiço e opaco. Por isso, os cremes hidratantes são fundamentais. Além disso, os banhos mornos ajudam a estimular as glândulas sebáceas que lubrificam os fios.
Já os fios que passaram por algum processo químico, merecem atenção extra. Produtos específicos para eles não faltam, basta acertar na escolha. Lembre-se que hidratar e reconstruir os fios são imprescindíveis. Sempre é bom dizer que é fundamental recorrer às orientações de profissionais no assunto, cuidando para que seja idôneo e saiba mesmo fazer o seu trabalho.