Dia 16 de agosto, na igreja Matriz, será promovida uma reunião com as pessoas que conviveram com o saudoso sacerdote
Em outubro de 2016 haverá a celebração dos 40 anos da morte do estimado frade franciscano Arnaldo Maria de Itaporanga. O padre Gilmar Margotto, pároco da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, está reunindo fiéis que conviveram com o sacerdote para colher materiais, fotografias e depoimentos que marcaram sua passagem por Votuporanga.
Nesta semana, numa reunião na Casa Paroquial, um grupo convidado pelo padre Gilmar começou a traçar uma programação que envolve desde a remodelação do jazigo dos frades no Cemitério Municipal até a confecção de uma revista reunindo fotos de eventos que tiveram a participação daquele sacerdote.
Frei Arnaldo Maria de Itaporanga chegou em Votuporanga em 1957, permanecendo na paróquia até o início dos anos 70. Naquela época, como coadjuvante, ele revelou-se pelas suas ações junto aos jovens e ajudou a alavancar a construção da igreja Matriz. Padre esportista, que montou o conhecido time de futebol de salão do Frei Arnaldo e torcedor apaixonado pela Votuporanguense e pelo Corinthians. Tinha a simpatia de toda a comunidade católica e de outros segmentos religiosos. O seu nome está perpetuado como patrono da Escola Técnica “Frei Arnaldo” (Colégio Agrícola), Lar Espírita Frei Arnaldo e uma praça pública. Em Ilha Solteira ele dá nome ao Estádio Municipal.
Nos início dos anos 70, Frei Arnaldo assumiu a Paróquia de Ilha Solteira, mas não conseguia ficar ausente de Votuporanga. No dia 12 de outubro de 1976, ele foi vítima fatal de um acidente automobilístico, no trevo de Nhandeara, quando viajava para Votuporanga para participar da festa da padroeira que tinha como ponto alto a Feira da Providência. A sua morte consternou a população e ganhou repercussão inclusive na Rádio Bandeirantes de São Paulo, com a narração de uma crônica do famoso radialista Fiori Giglioti, intitulado “O Cantinho da Saudade”.
Reunião
Para elaborar a programação dos 40 anos da morte de Frei Arnaldo, o padre Gilmar Margotto está convidando os amigos de Frei Arnaldo para uma reunião, dia 16 de agosto, às 8h30, na igreja Matriz. O convite é aberto a toda população. O objetivo é colher depoimentos, levantar fotografias e ouvir sugestões para a elaboração de uma agenda que possa ressaltar os trabalhos sacerdotais e comunitários do saudoso sacerdote. Mais informações com o advogado Antônio Trombone, nos telefones: 3046-4355 / 99705-8109.