Na Paróquia Senhor Bom Jesus de Votuporanga acontecerá entre os dias 1º a 16 de agosto a Quinzena da Família. Nestes dias os fiéis terão a oportunidade de enriquecer a sua espiritualidade com a presença das relíquias (pequenos restos mortais) dos Pais de Santa Teresinha do Menino Jesus; primeiro casal na história da igreja que será canonizado junto, no dia 18 de outubro. A missa de envio das relíquias será dia 2 de agosto e, no dia seguinte, estarão peregrinando pelos 12 setores da comunidade para que sejam veneradas pelas famílias. Em ocasião da Celebração Solene do Padroeiro, dia 6 de agosto, as relíquias retornam para a Matriz Senhor Bom Jesus e, em seguida, dão sequência à visitação nos setores até dia 16 de agosto onde serão entronizadas na igreja, às 19h, com a Santa Missa.
Família Martin
Luís Martin (1823-1894) e Zélia Guérin (1831-1877) eram conhecidos da cidade de Alençon na França. Ambos tiveram uma educação cristã e tinham o desejo de ingressarem na vida religiosa. Ele tentou ser aceito entre os cónegos regulares de Santo Agostinho do hospício do Grande São Bernardo nos Alpes suíços, mas não conseguiu porque desconhecia o latim. Ela queria entrar nas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, mas acaba percebendo que não era esta sua vocação.
Ele era relojoeiro e ela rendeira. O encontro entre os dois aconteceu em 1858 na ponte de São Leonardo em Alençon. Zélia, ao ver Luís, sentiu em seu interior que ele seria o homem da sua vida. Após alguns meses de noivado, casaram-se. Tiveram nove filhos, mas quatro não sobreviveram. Trabalharam muito para sustentar e educar suas cinco filhas que futuramente se tornaram freiras: Maria, Paulina, Teresa e Celina que entraram para o Carmelo; e Leônia, para a Visitação.
O casal participava diariamente da Santa Missa, se confessava com frequência e cultivava vida de oração pessoal e comunitária. Era comum a presença dos sacerdotes na casa da família que tanto eram amados e respeitados. Luís e Zélia deram testemunho de fé a vizinhos, empregados e a familiares, através dos pequenos acontecimentos do dia a dia que não foram somente bons.
Aos 46 anos, Zélia morre. E, aos 54, Luís fica com a tarefa de educar suas filhas; na época, a primogênita estava com 17 anos e a caçula, Teresa, com quatro anos e meio. Então, mudou-se para Lisieux onde morava o irmão de Zélia para que as filhas recebessem os cuidados da tia Celina. Ele acompanhou três, das cinco filhas, ao Carmelo. Acabou enfermo, inválido e teve perda das faculdades mentais. Foi internado no sanatório de Caen e morreu com 71 anos.
O legado do amor foi a grande missão da família Martin. Primeiramente os pais, que viveram o amor mútuo e deram exemplo de vida fraterna. Depois, suas filhas, que foram conquistadas, acima de tudo, para Aquele que estava no centro da vida familiar: Deus. Assim reconhece Santa Teresinha quando disse: “Deus me deu pais mais dignos do céu do que da terra”.
O que é Veneração?
Enquanto culto cristão se refere a honrar uma pessoa ou um objeto que nos remete a Deus. É um sinal que nos conduz ao Senhor e ao Seu chamado de conversão. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1090 “venerando a memória dos santos, esperamos ter alguma parte e comunhão com eles; e aguardamos o Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, até que Ele apareça como nossa vida e também nós apareçamos com Ele na glória”.