Músico e escritor esteve ontem em Votuporanga para um bate-papo com jovens sobre seus três livros publicados
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O artista Tico Santa Cruz, que é reconhecido por manifestar sua opinião sobre temas como a política brasileira nas redes sociais, esteve ontem à tarde em Votuporanga participando de uma roda de conversa com jovens no Fliv (Festival Literário de Votuporanga) 2015.
Antes do bate-papo, o músico e também escritor conversou com a imprensa. Ele contou que acha muito importante iniciativas como a de Votuporanga em proporcionar aos jovens e crianças o contato com a leitura, em uma feira como o Fliv.
“A leitura é o meio de revolução na vida de uma pessoa. Quando você estimula um jovem a ler, você está incentivando ele a fazer um mundo melhor”, contou.
Ele disse que por ser músico, a literatura o ajuda a construir um vocabulário melhor. “Sem conhecimento fica difícil de compor músicas que tragam uma mensagem para as pessoas, e nisso a literatura ajuda muito”.
Ele se define um artista, sem rótulos. “Não me limito a ser só cantor ou escritor, sou um artista e me proponho a fazer o que eu quero bem feito, seja na música, na literatura, cinema”, disse.
Redes sociais
Tico possui muitos seguidores em suas redes sociais, principalmente pelos assuntos que aborda em suas postagens. Mas, ele não se sente um líder. “Não me tomo como uma referência, não dito regras a seguir. A rede social é importante para mim, pois tira o intermediador, a gente fala direto com o nosso público”.
Ele disse que com suas postagens acredita incentivar os jovens a debater mais assuntos como a política. “Na minha página procuro aprofundar os debates. Estamos em um momento que eu compararia com o mito da caverna de Platão, onde as pessoas estão colocando a cabeça para fora e enxergando melhor as coisas”.
Bate-papo
Após atender a imprensa, Tico conversou com uma plateia que encheu a Concha Acústica. Ele falou sobre o trabalho com a música e a fundação da sua banda, além de temas como política, literatura, comportamento e seus três livros Pólvora, Clube da Insônia e Tesão.