Exibido com sucesso na TV aberta pela TV Cultura, o filme de “Shaun, o Carneiro” pode ser conferido nos cinemas de todo o Brasil
A TV Cultura acertou em cheio quando resolveu colocar no ar a série britânica “Shaun, o Carneiro”. A audiência foi imediata. Para quem ainda não conhece, a atração acompanha Shaun, um carneiro pra lá de inteligente e seus amigos em uma fazenda. Em cada episódio, o protagonista tem que resolver um problema sempre com muito senso de humor. O carneiro é um líder natural que leva a turma a passar por um monte de trapalhadas.
A série é produzida pelos mesmos criadores de “Wallace e Gromit” e “A Fuga das Galinhas”. “Shaun, o Carneiro” é uma animação em massinha, utilizando a técnica de stop motion. No Reino Unido, o seriado estreou em 2007. Um detalhe curioso é que o seriado não exibe diálogos sonoros, com exceção dos personagens humanos.
Atualmente a TV Cultura está exibindo a sua terceira temporada, de segunda a sexta, às 19h15, aos sábados, às 16h45, e aos domingos, às 15h. A cada episódio Shaun sempre tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos antes mesmo deles serem descobertos pelo fazendeiro.
A série tem todos os ingredientes que a criançada gosta. Devido ao grande sucesso que a animação vem conquistando no mundo todo, os executivos da Aardman Animations decidiram que era hora para investigar a possibilidade de um longa estrelado por Shaun.
Mas como poderiam fazer a enorme transição de uma série composta por episódios de sete minutos, cada um contendo uma história relativamente simples, para o universo de um filme com uma narrativa complexa com uma duração 10 vezes maior? Que tipo de história contariam? Conseguiriam ampliar o alcance de Shaun para incluir crianças mais velhas e até adultos? E havia outra questão: apesar da falta de diálogo humano não ter sido uma barreira para levar adiante histórias curtas na série de TV, não seria esse um problema para manter a atenção do público durante um filme de 80 minutos? A Aardman usou esses tópicos como ponto de partida e começou a discutir como desenvolver o filme.
Depois de muitos estudos, as respostas às perguntas foram surgindo e já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil o longa “Shaun, o Carneiro – O Filme”, para a alegria de crianças e adultos.
No filme, Shaun continua aprontando e muito! Um dia, cansado das ordens do fazendeiro e do dia a dia de tarefas na fazenda, Shaun decide tirar uma folga na capital. No entanto, as coisas saem do controle quando seu rebanho decide ir atrás dele.
Shaun é um carneiro inteligente e arteiro que mora com seu rebanho na Fazenda, sob a pseudo supervisão de O Fazendeiro e de Bitzer, um cão de pastoreio bem-intencionado, mas nada eficiente. Apesar dos melhores esforços de Shaun, a vida na fazenda anda um tanto paradona e Shaun bola um plano audacioso: tirar um dia de folga. Mas a gente deve tomar cuidado com o que deseja. Os acontecimentos saem rapidamente de controle, e a molecagem de Shaun sem querer acaba fazendo que o coitado do fazendeiro seja levado da fazenda. Com a ajuda do rebanho, Shaun precisa sair da fazenda pela primeira vez e viajar para a Cidade Grande para resgatar O Fazendeiro. E o fracasso não é uma opção. Mas como as ovelhas sobreviverão? Será que conseguem não ser reconhecidas como ovelhas? E assim evitar as garras de um feroz apanhador de animais? Durante esta aventura repleta de ação, eles passam por um monte de divertidos e eletrizantes contratempos. E Shaun conhece uma pequena cachorrinha órfã chamada Slip, que o faz perceber que ter uma casa e uma família não é algo que se deva ignorar ou deixar de valorizar.
“Shaun, o Carneiro – O Filme” segue fielmente a tradição dos filmes da Aardman: uma aventura ágil e divertida, com uma sucessão estonteante de piadas de gargalhar, enredo inventivo e comédia hilariante.
Premiada como melhor longa-metragem no festival Anima Mundi, no Rio de Janeiro, a animação que estreou no último dia 3, no Brasil conta com direção da dupla Mark Burton e Richard Starzack.