Tony Rocha possui textos premiados, como contos e poesias, no Brasil e no exterior
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O escritor e poeta Tony Rocha começa hoje no jornal A Cidade a sua coluna “Canto do Conto”, que será publicada todas as sexta-feiras, na página Lazer, do segundo caderno. Ele possui textos premiados no Brasil e no exterior, como contos e poesias.
Tony, além de escritor e poeta, também é intérprete, compositor, contista, letrista e romancista. Ele contou que desde criança pegou gosto pela leitura e, como consequência, começou a escrever.
“Um dos meus ídolos da crônica atual é Rubens Braga, que ficou reconhecido principalmente por suas crônicas. Quando eu começo a escrever, me vem as lembranças de tudo o que vejo no dia a dia, filas de mercado, lotérica, tudo o que acontece eu anoto e depois transformo em crônica”, disse.
Currículo
Antonio Rocha Bonfim, conhecido como Tony Rocha, ganhou sua primeira medalha em um concurso literário de poesias ecológicas em 1993. Em 1994 conquistou três medalhas no concurso literário de poesias (tema livre). Já em 1995 conquistou mais uma medalha neste concurso e em 1996 duas medalhas.
Em 1998 foi destaque no “Concurso de Contos Guimarães Rosa”, realizado em Paris. Em 2000, participou do “II Prêmio Amigos de Camões” com duas poesias, sendo ambas classificadas entre as primeiras, onde foram incluídas no livro “Camões Diversos e Prosas”.
Em 2011, Tony seleciona dezesseis de seus contos, reunindo-os ao texto Celeste que deu título ao livro que lançou. Depois deste livro, o escritor se dedica ao projeto “Dois Dias Depois de Ontem”, um romance com oito músicas e letras.