A coordenadora do projeto ressaltou que a iniciativa está lapidando talentos, muitas vezes desconhecidos pelos próprios estudantes
Contrabaixo, violino, viola clássica, violoncelo e canto. Instrumentos e técnicas que podem ser estudadas por meio do Projeto Guri, uma promoção do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Votuporanga. Desde 2003, 1.100 alunos já participaram do programa de educação musical.
Para este semestre, ainda há 25 vagas para contrabaixo, violino e viola clássica. Os interessados devem fazer sua inscrição na Escola Municipal de Artes até esta sexta-feira (4/9). Para efetivar o cadastro, é preciso cópia do RG do responsável, cópia da certidão de nascimento ou RG do aluno, cópia do comprovante de residência e declaração de matrícula escolar.
A coordenadora do projeto Guri Polo Votuporanga, Luana Vieira Prioto de Oliveira, ressaltou que a iniciativa está lapidando talentos, muitas vezes desconhecidos pelos próprios estudantes. Talentos como Rafael Henrique Saraiva Pereira, de 8 anos.
Rafael canta desde os 4 anos, mas ficou conhecido depois de escrever uma música para sua amiga de classe, Monique. O garoto já participou do programa da Rede Globo “Esquenta”, no quadro Roletinha Musical.
O sucesso foi grande e rendeu ao estudante um novo convite para participar do quadro, agora com o cantor sertanejo Gusttavo Lima. O programa vai ao ar neste domingo (6/9).
Para a secretária da Cultura, Silvia Stipp, o projeto Guri, ao lado do Música na Escola e Música na Rede, colabora com o desenvolvimento dos alunos, apontando habilidades. “A nossa missão é de promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano desta geração em formação”, afirmou.
O projeto
Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.
Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação do grupo e, ao mesmo tempo, também de cada um.
O Projeto Guri funciona todas as quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, nas dependências da “Escola Municipal de Artes” situada na Rua São Paulo, 3546, Patrimônio Novo (telefone 3422-4288).