Líder absoluta de audiência nas manhãs dos anos 80, Xuxa foi ídolo de uma geração inteira de crianças que assistiam diariamente, aficionados, o “Xou da Xuxa”. O tempo passou e quem é rainha, nunca perde a majestade. Conhecida como “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa agora vive uma nova fase em sua vida profissional e pessoal.
Após quase 30 anos na Globo, Xuxa está experimentando uma nova fase em sua carreira. Desde o dia 17 de agosto, a estrela de Xuxa está brilhando nas noites de segunda-feira, só que agora na tela da Record, com seu “Programa Xuxa Meneghel”.
Quando não está trabalhando, Xuxa gosta de se cuidar. Tem um personal trainer e gosta de ler tudo que diga respeito à boa forma.
Para quem não sabe, Xuxa nasceu Maria da Graça Meneghel, e só recebeu o apelido de Xuxa por causa de uma promessa feita por seu pai. Isso tudo aconteceu em 27 de março de 1963, quando nasceu a pequena Maria da Graça Meneghel, um lindo bebê de cabelos louros e olhos claros. E o famoso apelido apareceu logo. O irmão Bladimir olhou a recém-nascida e não teve dúvidas e a chamou de Xuxa. A família nem imaginou que o nome tornaria sinônimo de sucesso, talento e fortuna.
Natural de Santa Rosa, cidade do Rio Grande do Sul, e quando tinha sete anos seus pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Para uma pessoa que um dia seria conhecida como “Rainha”, a infância de Xuxa foi modesta, embora divertida.
Xuxa cresceu cercada pelas atenções dos irmãos, Solange Aldaiz, Mara Rúbia, Cirano Rojagabaglia e Bladimir. O pai era militar, muito rígido, mas carinhoso com os filhos. A opção pelo vegetarianismo foi precoce, aos 13 anos. Até hoje é assim.
A vida de Xuxa começou a mudar aos 15 anos. Ela estava no trem quando foi vista por um funcionário da Bloch Editores, que a seguiu até a porta de casa e propôs que ela fizesse um teste para ser modelo. Aos 16 anos, a Rainha apareceu na revista “Carinho” e nunca mais parou. Aos 17 anos, Xuxa participou de um concurso promovido por Ricardo Amaral, o “Garota Pantera”, e ganhou o primeiro lugar. Em 1980, Xuxa conheceu Pelé ao posar para a capa da revista “Manchete” junto com ele, Luiza Brunet e Márcia Brito. Depois da sessão de fotos, ele a convidou para jantar e assistir a um show de Elis Regina. O romance foi acontecendo e eles ficaram juntos por seis anos. A carreira de modelo emplacou e, assim como Luiza Brunet, Xuxa foi um dos grandes símbolos sexuais do Brasil nos anos 80. Em 1983, Xuxa iniciou sua carreira de apresentadora de TV na extinta Rede Manchete, em “O Clube da Criança”, levada por Maurício Sherman. Lá, conheceu Marlene Mattos, sua empresária até junho de 2002. Em 1986 recebeu uma proposta da Rede Globo e estreou o “Xou da Xuxa”. Em 1988, com a carreira consolidada na nova emissora, veio uma grande paixão, Ayrton Senna. O casal se separou em 1990.
A grande mudança na vida de Xuxa foi em julho de 98, com o nascimento de Sasha, sua filha com o ator e empresário Luciano Szafir.
Em 2004, Xuxa foi homenageada pela escola de samba “Caprichosos de Pilares” no Carnaval carioca. A agremiação teve como enredo “Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação”.
Apesar da fama, Xuxa sempre procurou se manter meio longe dos holofotes, principalmente quando o assunto é a sua vida pessoal. A apresentadora também fica alheia aos boatos maldosos de que estaria ultrapassada e segue fazendo o que gosta, produzindo alegria.
Xuxa não é mais considerada a “rainha da audiência”, mas ainda é um dos principais ícones da televisão brasileira.