Atividades comemorativas do Dia da Criança agradam os alunos e seguem até a próxima sexta-feira
Na semana voltada para as crianças, muitas brincadeiras nas unidades de ensino da rede municipal. Atividades com água, gincanas, piqueniques, alimentação diferenciada, contação de histórias, oficinas de artes, cinema, todas as ações unindo diversão e aprendizado até a próxima sexta-feira (16/10). A visita da caravana “Bibi Fomfom” nas escolas também faz parte da programação.
No Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil de Votuporanga (Cemei) “Ana Ferreira dos Santos”, a brincadeira foi com água. Os alunos do maternal I e II e Pré I e II espantaram o calor. “Foi o dia que eles mais interagiram. Não houve conflitos”, disse a professora de Educação Física, Danieli Teixeira Fabri.
Danieli apontou os benefícios da atividade. “As ações na água é uma forma de estimular a coordenação motora e o equilíbrio, além de ser lúdico”, complementou.
As crianças aprovaram. Lucas Teixeira, de 3 anos, disse que gosta de brincar com água. “Brincamos com bexigas”, contou. “Foi divertido”, resumiu a colega Ana Clara Matos, de 3 anos.
Já no Cemei “Prof. Floriano Marzochi”, o dia foi de oficina de arte. No rosto das crianças, desenhos para os maiores e nas salas de aulas, atividades manuais com tintas. “A gente também está brincando de massinha”, disse Dhakter de Jesus, de 5 anos.
Os alunos, durante a Semana da Criança, tiveram passeio de trenzinho, gincana, cinema, piquenique e, na sexta-feira, dia 9, foi a vez de parque aquático. “’Eu gostei do piquenique porque tinha parquinho”, afirmou Ana Líssa dos Santos, de 5 anos.
A coordenadora Nathalia de Figueiredo ressaltou a importância desta semana diferenciada. “É muito enriquecedor, porque conseguimos desenvolver atividades diferenciadas”, disse.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, destacou os benefícios das brincadeiras para os alunos. “O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Proporciona o aluno a estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade”, disse.