No embarque, um guia especializado tem a missão de explicar como tudo funcionava naquele tempo em que o principal meio de transporte era o trem.
Julio André Piunti
Hoje em dia, está cada vez mais difícil tirar as crianças do mundo virtual. Não é fácil competir com tablets, desenhos passando 24 horas na Tevê, aplicativos de jogos, celular...
Mas é fundamental que haja a vida “externa”, proporcionando brincadeiras e cultura. Para isso, uma boa opção é o passeio de trem da Maria Fumaça, que percorre trajetos entre Campinas e Jaguariúna, nos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Promovidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), esses passeios acontecem sempre aos sábados, domingos e feriados. E refazer esse caminho é como voltar no tempo, como contar uma história vivendo dentro dela.
No embarque, um guia especializado tem a missão de explicar como tudo funcionava naquele tempo em que o principal meio de transporte era o trem. O apito e a fumaça da locomotiva fascinam as crianças e fazem os mais antigos recordarem de uma época de saudosismo.
Diversão
Uma vez dentro do trem, a 30 quilômetros por hora, são contadas histórias e se tem a oportunidade de ver fazendas, animais e construções da época.
São vendidos quitutes caseiros muito saborosos - salgados e doces - bem como bebidas e sorvete. Durante a viagem, um grupo musical – ao som de sanfona, bumbo e pandeiro – anima os passageiros. Sem dúvida, uma experiência inesquecível.