Instituto Eduardo Laredo apresenta “Vacíos Subconscientes” e “Inmerso em Mi” na Praça Cívica a partir das 10h
Nesta semana, Votuporanga sedia o Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo. O evento – que ocorre simultaneamente também em São José do Rio Preto e Cedral – promete atrair grande público com espetáculos da Espanha, Bolívia e Brasil.
O Instituto Eduardo Laredo, da Bolívia, abre o festival com a apresentação “Vacíos Subconscientes”, a partir das 10h, na Praça Cívica. A coreografia faz parte do último ano do curso especializado em dança e aborda as possíveis situações do sonho. “Os sonhos afirmam ser uma maneira pela qual o subconsciente acredita, classifica e processa todos os problemas encontrados na vida de vigília, unifica corpo, mente e espírito, fornece o conhecimento sobre nós mesmos, todas as esperanças, ambições, memórias, desejos, medos, amigos, bons e maus momentos, eles são um reflexo da alma”, afirma o órgão.
Em seguida, o grupo de dança “Inmerso em Mi”, formado por um coletivo dos professores na área, apresenta um espetáculo construído com a fusão de dança clássica e popular contemporânea e é conduzido por personalidades fortes integrantes do folclore boliviano.
Essa será a primeira vez que os bailarinos da Bolívia, que participam da Plataforma Jovens Criadores se apresentam internacionalmente. A Plataforma tem o intuito de promover o intercâmbio de experiências e ideias e dar oportunidade aos novos artistas mostrarem o seu trabalho para o grande público.
Este ano, três grupos foram selecionados para participar do módulo Jovens Criadores. São eles: os bailarinos do Instituto Eduardo Laredo, de Cochabamba, na Bolívia, com “Inmerso em Mi” e “Vacíos Subconscientes”; o grupo ExPressão, de Votuporanga, que apresenta “Protesto”; e grupo UP, de Catanduva, que encena “Sinquise”. Votuporanga irá receber dois dos três grupos que participam desse módulo do evento.
O Instituto de Laredo, na Bolívia, oferece licenciatura em “ Bachelor of Arts”, em 6 anos, com formação abrangente em humanas e artes para crianças e jovens em dança contemporânea, balé e dança popular.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, ressalta a importância do evento internacional. “Sediar o Fórum permite que todo o público interessado e, principalmente, os artistas de dança locais participem das apresentações e interajam com companhias que trazem outras experiências”, finalizou.
Às 19h de quinta-feira (5/11), será realizada a Mostra Internacional de Videodança, na Escola Municipal de Artes.