São 306 pessoas que se qualificaram em diferentes
cursos oferecidos no município
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. A frase do ex-presidente da África do Sul e líder, Nelson Mandela, retrata o sentimento dos 306 alunos do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) “Altino Regiani”, da Prefeitura de Votuporanga, durante a formatura realizada nesta quarta-feira (9/12), no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo.
Mais do que sonhos, os formandos tinham esperança. Esperança de ser empreendedor, de alcançar melhores posições no mercado de trabalho, de ser aprovado em concursos públicos.
Ou quem sabe de desbravar o desconhecido. Esse foi o sentimento de Cleia Shirley Nabarro, de 52 anos, que se levou pela curiosidade e se formou no curso de Eletricista, realizado pelo CTMO em parceria com Senai/Cemad.
A esteticista decidiu ter noções de eletricista para usar dentro de sua casa. “É sempre bom buscar o conhecimento, principalmente nesta área para resolver situações do dia a dia. Achei ótimo o curso e recomendo para as mulheres. Não pretendo trabalhar como eletricista, mas se alguma amiga estiver em apuros, vou socorrer”, disse.
Com o certificado em mãos, Yara Lopes Conceição, de 20 anos, vê um futuro com estabilidade profissional. Yara cursou Matemática de olho no concurso no INSS. “Eu trabalho como auxiliar administrativo, mas quero passar em concursos. A capacitação me ajudou muito e será muito útil para o meu preparo”, afirmou.
Rodrigo Alexandre Duarte, de 32 anos, espera que o curso de Eletricista possa alavancar sua carreira na área. “Já atuo como eletricista, mas o certificado contribuirá e muito para meu serviço”, destacou.
Já Maria José Santos Feitosa, de 54 anos, irá mudar de ramo. A auxiliar de limpeza quer ser costureira. “Eu aprendi a costurar e amei. Quero trabalhar na área e depois montar algo pra mim”, disse.
Rodrigo, Maria José, Yara e Clelia se somaram a formandos de Matemática Preparatório; Bordado a Mão; Crochê; Peças íntimas; Malharia; Bordado a Máquina; Corte e Costura; Patchwork; Pintura em Tecido, Informática Básica e Eletricista Instalador.
Cassilda Arakawa, aluna de Patchwork, falou em nome de todos os formandos. “O CTMO existe há 44 anos e cresce a cada dia. Hoje é um dia muito especial, a data é única com as famílias, professores e autoridades. A unidade é remédio para a depressão, ansiedade, baixa autoestima, bálsamo para nossa alma. Agradecemos por nos ter preparado para a vida”, ressaltou.
O coordenador do CTMO, José Carlos Leme de Oliveira, enfatizou a trajetória da escola. “A unidade tem 44 anos e resgata vidas, encaminha para o mercado de trabalho. O CTMO é vida e não vai acabar”, afirmou.
Para o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, falou que o órgão transforma sonhos em realidade. “Neste ano, difícil para a economia, a Prefeitura de Votuporanga formou grandes profissionais. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar”, complementou.
Representando o prefeito, o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, enfatizou que o CTMO continua para o próximo ano, com maior quantidade de cursos. “Temos parceria com Senai, Senac e IFSP para cursos técnicos e profissionalizantes. Votuporanga possui escolas boas que oferecem qualificações de forma gratuita e é muito importante que vocês ajudem na divulgação”, finalizou.
Ontem, a formatura foi no Senac para os alunos de Manicure e Pedicure; Cuidador de Idosos e Auxiliar Administrativo. Essas qualificações atenderam 70 participantes e são oferecidas em parceria com Senac.
Em 2015, a unidade passou a ser vinculada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas mantém coordenação da Assistência Social.