Até o dia 3 de janeiro, o Radio City Christmas Spectacular, na Broadway, promove shows natalinos maravilhosos. É um programa que de maneira nenhuma deve ficar de fora de sua agenda de passeios
Muito retratado nos filmes de Hollywood, os natais americanos alimentam a imaginação de muitas pessoas que sonham com a neve, com as músicas natalinas, com as lareiras enfeitadas, com as enormes árvores decoradas, com os bonecos de neve com nariz de cenoura e tudo que é relacionado ao tema e que aparecem nos filmes. Com certeza, seria o sonho de muita gente passar as festas de fim de ano numa típica casa americana.
Assim como no Brasil, mas em uma escala muito maior, nos EUA as pessoas decoram suas casas com árvores de Natal, guirlandas e outros enfeites. As ruas das cidades são decoradas com luzes coloridas e sons de sinos e canções natalinas ecoam por todos os lugares. Muitas pessoas vão à igreja na manhã de Natal ou na noite da véspera.
As crianças costumam escrever cartas para o “Santa Claus” pedindo presentes, e muitos trocam saudações e votos com seus amigos e familiares através da troca de cartões de Natal.
A árvore de Natal decorada é atração principal. Os presentes são depositados embaixo dela. O jantar tradicional inclui uma variedade de pratos, como peru recheado, purê de batatas e bolo de frutas.
Talvez não seja exagero dizer que Nova York é a cidade mais famosa do mundo e que também tem um dos natais mais desejados do mundo. O que se pode dizer é que a cidade encanta e é objeto de desejo nas férias de muitos e muitas.
Quem já visitou, espera voltar algum dia. Nova York também é o destino preferido de várias celebridades brasileiras que, inclusive, mantém apartamentos próprios por lá.
Um dos cartões-postais mais famosos da “Big Apple”, neste período é a Árvore de Natal do Rockefeller Center. A cerimônia de iluminação da árvore é realizada no final de novembro e o turista pode apreciar em sua ponta uma enorme estrela encravada de cristais Swarowski. Ela ainda possui trinta mil guirlandas e lanternas. Além da árvore de Natal, há muitas coisas interessantes para se fazer no Rockefeller Center. O famoso ringue de patinação é um deles. Não se esquecendo dos magníficos restaurantes, lojas e, claro, o deque de observação Top of The Rock.
Até o dia 03 de janeiro, o Radio City Christmas Spectacular, na Broadway, promove shows natalinos maravilhosos. É um programa que de maneira nenhuma deve ficar fora de sua agenda de passeios. O Radio City Christmas Spectacular é um espetáculo colorido, que acontece em Nova York desde 1933 e é assistido por milhares de pessoas a cada ano. O show dura 90 minutos, sem intervalo e é interessante tanto para adultos quanto para crianças.
Desde o final de novembro, as lojas nova-iorquinas decoram suas vitrines com uma decoração primorosa de Natal, são as chamadas “Janelas de Natal”. Esta tradição já existe há muitos anos. Além de criar um clima festivo entre os moradores e visitantes, é uma espécie de competição das lojas de departamento para ver quais janelas são mais criativas e mais bonitas. As vitrines são ricamente ornamentadas e as grandes lojas gastam pequenas fortunas para criar um mundo festivo em sua “janela”.
E é claro que vale à pena conferir e comprar nessas lojas de departamentos. Cuidado com a euforia e fique de olho nos limites de compras e impostos incidentes sobre as mesmas porque, na volta, os primeiros que você encontrará serão os fiscais do aeroporto.
Visite o Central Park, o parque mais comentado do mundo; com 10 km de comprimento e mais de 26.000 árvores é um lugar deslumbrante para curtir o natal em Nova York. Cheio de neve, vale um passeio - fazer um boneco de neve, escorregar de trenó ou fazer uma guerrinha de neve, não tem preço!
O ano novo em Nova York também é muito disputado. Milhares de pessoas vão a Times Square para passar o Réveillon. À meia-noite, uma bola de cristal desce 23 metros, e ao atingir o chão, as luzes do marcador brilham com os quatro dígitos do novo ano. Muitas pessoas chegam mais cedo na manhã do dia 31 de dezembro para conseguir um bom lugar antes que fique muito lotado. Mas como em qualquer parte dos Estados Unidos, a segurança é muito rigorosa: nem mochilas ou bolsas são permitidas, e todo o necessário precisa caber em seus bolsos. E comporte-se, senão a qualquer momento você poderá ser abordado por um policial, muitas vezes à paisana.
Nesta época do ano, faz muito frio em Nova York e a neve e a chuva caem a qualquer hora, por isso é melhor usar roupas e agasalhos apropriados para baixas temperaturas. Nada ver com o clima tropical brasileiro, que no Natal, de frio não tem nada!
Ainda dá tempo de passar o Natal em Nova York, procure uma agência de viagens e contrate o seu “pacote”. Vai valer a pena cada centavo gasto.