Celebração acontece hoje na cidade, a partir das 19h30, com o padre Geomar Alves dos Santos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Capela Santos Reis realiza hoje missa em louvor ao Dia de Santos Reis, a partir das 19h30. A igreja localiza-se na rua Abílio Dutra, s/n, Vila Paes. A celebração será feita pelo padre Geomar Alves dos Santos, logo após, haverá a noite do pastel.
Como preparação para esta data, os participantes da comunidade católica fizeram um tríduo de domingo, dia 3, até ontem.
Já no dia 31 de janeiro haverá na capela o encontro das companhias de reis da cidade, a partir do meio-dia, com apoio da Prefeitura, por meio do Centro de Folclore.
Dia de Santos Reis
Em 6 de janeiro é comemorado o Dia de Santos Reis que, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de “alguns magos do oriente”. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites de Natal.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.
A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.
Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.
A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Ali, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.