Dia Nacional do Fusca foi comemorado em 20 de janeiro; em Votuporanga o evento começa às 9h, com saída na antiga estação
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O carro que fez mais sucesso nos anos 60, 70 e 80 foi o Fusca. E, após tantos anos, ainda existem pessoas fascinadas pelo automóvel, que possui charme e facilidade, além de ser econômico. Na última quarta-feira, dia 20 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional do Fusca. Em Votuporanga, para celebrar esse dia, vai acontecer um desfile de Fuscas hoje, a partir das 9h, com saída da antiga estação ferroviária da cidade, localizada no final da avenida Prestes Maia.
O vereador Douglas Lisboa é um dos amantes de Fuscas no município e explicou em entrevista para a Rádio Cidade como o evento vai acontecer. Nesse domingo, às 9h, vamos fazer uma carreata dos Fuscas pela cidade. Concentração na antiga estação ferroviária, localizada na avenida Prestes Maia. O convite é para todos aqueles que têm Fuscas para que a gente possa fazer o desfile pela cidade até umas 11h, passando por vários bairros da cidade. A parada será lá no Autoposto Modelinho, no trevo de Parisi/Cardoso”, contou.
O vereador possui cinco Fuscas em casa e é um dos integrantes do grupo existente na cidade, conhecido como ‘Fusca Clube Votuporanga’. “Muitas pessoas da cidade possuem o automóvel, uma relíquia nos dias de hoje. E existem histórias muito bonitas entre o dono do automóvel e os seus Fuscas. Recentemente conversei com o grupo que precisávamos documentar isso, então temos um projeto de fazer um documentário sobre os Fuscas da cidade”, revelou.
Douglas aproveitou a entrevista para a Rádio Cidade e contou como o surgiu o projeto do Fusca no mundo. “Começou na Alemanha quando o Hitler encomendou o projeto do Fusca com o engenheiro Ferdinand Porsche, ele precisava de um carro que se adaptasse bem as condições climáticas. Em determinado momento na Alemanha nevava e a água dos radiadores dos veículos congelava, e tinha a questão do calor também, então o engenheiro desenhou um protótipo de um motor refrigerado a ar que se adaptava tanto no frio como no calor e foi sucesso”, disse.
O nome da marca Volkswagen também se deu por conta do famoso Fusca, contou o vereador. “Na época, na Alemanha, tinha outra empresa fabricante de automóveis que qualificava o veículo como carro popular. E o Hitler parece que compareceu nessa feira de automóveis e falou que o carro do povo era aquele que ele estava trazendo, que era o Fusca. E foi aí que acabou surgindo o nome Volkswagen, que significa carro do povo. A partir daí se deu o nome da marca, e o Fusca foi o carro mais vendido do mundo. No Brasil ele vinha desmontado de avião e em 1959 a Volkswagen começou a fabricação própria do Fusca no Brasil”, finalizou.